27 de fevereiro, 2017

154A4638.jpg

Curso livre “O Acontecimento Fátima: curso interdisciplinar” termina esta noite

Curso promovido pelo Santuário de Fátima contou com cerca de 160 participantes
 

O Santuário de Fátima, em parceria com a Universidade Católica Portuguesa, promoveu um curso livre com o título “O Acontecimento Fátima: curso interdisciplinar”, que se prolongou durante sete semanas, e termina esta noite, em horário pós laboral, em Lisboa.

Este tempo de formação, na qual se inscreveram 160 participantes de vários quadrantes e áreas de investigação, aborda o fenómeno de Fátima, procurando analisar de diferentes formas o universo poliédrico que «a mais profética das aparições modernas» fez acontecer.

O estudo permitiu examinar as fontes para o estudo do fenómeno de Fátima; Apresentar os elementos sobre a História de Fátima; Identificar implicações transversais do fenómeno de Fátima; Interpretar os conteúdos da Mensagem de Fátima; Analisar em abordagens multidisciplinares aspetos específicos do fenómeno de Fátima.

A coordenação do curso está a cargo de Marco Daniel Duarte, Diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima que justifica a forte adesão a este curso pela consciência «pelo facto de os participantes encontrarem no curso um fórum de formação pluridisciplinar, que cruza diferentes olhares sobre Fátima e que os apresenta a partir das metodologias específicas de cada área do saber. Por essa razão, o auditório é composto por pessoas que maioritariamente têm formação superior ou que têm estudos específicos nalguma área das Ciências Sociais e Humanas».

«Quis-se um curso interdisciplinar para que pudesse abarcar as diferentes temáticas que se encontram na História de Fátima e nos conteúdos que compõe o ‘corpus’ do que habitualmente é designado por “Mensagem de Fátima”», explica o coordenador do curso.

Marco Daniel Duarte esclarece ainda em declarações à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima que «o curso dirige-se a todas as pessoas — crentes ou não — que se deixem interpelar por este fenómeno que, do ponto de vista religioso mas não só, é um dos temas mais importantes do catolicismo contemporâneo», uma vez que «Importa sobretudo dotar os formandos de ferramentas que auxiliem à compreensão de um fenómeno que perpassa o mundo das ciências da religião mas que extravasa também para o mundo da cultura, da sociologia, da política, da geografia humana, da expressão artística, dos ‘media’, da economia, para apenas citar algumas áreas que notoriamente se encontram ligadas a este episódio histórico que, após cem anos, está longe de se encontrar encerrado», reitera.

Quando questionado sobre uma segunda edição deste curso livre, marco Daniel Duarte não fecha a porta: «Não está apartada a questão de o Santuário de Fátima poder vir a ponderar a reedição deste curso. Não acontecerá antes, porém, da 2.ª edição dos Cursos de Verão que o Serviço de Estudos e Difusão tem anunciada para o próximo mês de julho (10 a 12) e que terá lugar depois do Colóquio que este mesmo Serviço levará a cabo, em parceria com a Academia Portuguesa da História, nos dias 26 e 27 de maio».

Uma das formandas, Tânia Rocha, é engenheira alimentar no Santuário de Fátima, e «em Ano de Centenário, com os desafios que tenho pela frente, para mim, é fundamental preparar-me para responder da melhor forma ao que esperam de mim. Assim, o curso permite consolidar alguns conhecimentos que tinha dispersos, pois reúne várias perspetivas, aprofunda factos históricos, proporciona a uma reflexão interior».

«Este curso ajuda-me no acolhimento dos peregrinos. Com mais conhecimentos, poderei informar melhor. Ajuda-me no treino dos nossos colegas de como ofertar uma melhor hospitalidade aos que nos visitam, para que as suas necessidades sejam garantidas e a experiência de vir a Fátima seja com satisfação e felicidade, ficando com vontade de voltar. Estou convicta, que os temas abordados vão determinar valências na minha postura futura em variadíssimas situações do meu dia-a-dia profissional e pessoal», reitera a engenheira alimentar.

Da equipa docente fazem parte o reitor do Santuário de Fátima, o Pe. Carlos Cabecinhas; João Lourenço, José Eduardo Borges de Pinho, António Matos Ferreira e José Tolentino Mendonça da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa; Américo Pereira e José Miguel Sardica da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa; José Poças das Neves do Centro de Estudos de Fátima; Marco Daniel Duarte, Pedro Valinho Gomes e Sónia Vazão do Santuário de Fátima.

PDF

HORÁRIOS

26 dez 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.