04 de junho, 2016
Curso da Mensagem de Fátima: 10 edições a «encantar» quem quer aprender mais10ª edição do Curso da Mensagem de Fátima, realiza-se este fim-de-semana sob orientação da Ir. Ângela Coelho, ASM.
Começou ontem a 10ª edição do Curso sobre a Mensagem de Fátima, promovido pelo Santuário da Cova da Iria no âmbito da celebração do Centenário das Aparições. A formadora é, uma vez mais, a Irmã Ângela Coelho, postuladora da Causa de Canonização dos beatos Francisco e Jacinta. O curso decorre na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo e tem como formandos devotos e peregrinos de Fátima, agentes da pastoral dos mais diversos âmbitos, colaboradores do Santuário ou dos movimentos marianos e cristãos interessados em conhecer melhor a espiritualidade de Fátima, num total de 44 inscritos. O principal objetivo deste momento de formação é dar a conhecer, de forma abrangente e articulada, o essencial da Mensagem de Fátima, que é uma mensagem de Paz e de esperança para toda a humanidade, expondo os elementos fundamentais das aparições da Cova da Iria, sistematizando aspetos temáticos e enquadrando-os teologicamente, procurando sempre relaciona-los com aspetos específicos da vida cristã. Esta manhã, à margem do curso, a Irmã Ângela Coelho, em declarações à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima, fez um balanço de um curso que já vai na sua 10ª edição e conta com mais de 700 participantes.
Sala de Imprensa – Irmã, vamos na 10ª edição do Curso da Mensagem de Fátima, ainda há coisas novas? Irmã Ângela Coelho − Para nós que estamos a construir o curso e a dá-lo, a mensagem tem os mesmos núcleos temáticos. A reflexão é mais aprofundada porque eu ao fim de 10 edições também estou diferente, mas o acontecimento e a mensagem são os mesmos. Novas são as pessoas que vêm, que aprendem, que estão interessadas, e também elas contribuem com coisas novas, porque por exemplo as perguntas que surgem são também diferentes e também me estimulam a uma reflexão mais aprofundada. Embora o acontecimento não seja novo, eu sinto que fomos evoluindo ao longo destas 10 edições.
Sala de Imprensa – Em junho de 2012 foi a primeira edição, alguma vez imaginou estar aqui a participar numa 10ª edição? Irmã Ângela Coelho − Não, aliás o Santuário quando organizou a primeira edição eram para ser 35 pessoas e uma edição. O que tem levado a isto? A procura. As pessoas estão interessadas, querem saber mais, sem dúvida motivadas pelo Centenário das Aparições e o momento que estamos a viver. Mas eu penso que também há um desejo maior dos cristãos aprofundarem a fé, e acreditarem não só porque sim mas porque se sentem estimulados a darem razões à sua fé.
Sala de Imprensa – Qual o segredo para este sucesso? Irmã Ângela Coelho − A mensagem em si, e a vida dos Videntes pelo testemunho que dão.
Sala de Imprensa – A Irmã Angela mostra a mensagem a tanta gente, ainda há surpresas? Irmã Ângela Coelho − Sim é verdade, quanto mais aprofundo a Mensagem de Fátima para transmitir aos participantes nestes cursos dou- me cada vez mais conta de aspetos para os quais ainda não tinha prestado atenção. Por exemplo, recordo-me de um pormenor concreto: falei tantas vezes da construção da Capelinha das Aparições e durante muitos anos vi apenas o espaço físico. Nos últimos anos já consigo perceber a dimensão da Capelinha como Igreja, que somos todos nós, tendo a noção desta ´construção´ de Igreja que Nossa Senhora pede. A própria dimensão Trinitária tenho procurado aprofundar muito mais à medida que vou transmitindo. Este ano por exemplo, tenho insisitido particularmente na dimensão de misericórdia, levada por a aquilo que a Igreja nos convida a pensar. Olhei para a Mensagem de Fátima na ótica da misericórdia e, embora já tivesse aprofundado algo no passado, este ano com todos os subsídios que vêm das homilias que escuto, dos livros que leio, dos textos do Papa, olho para a Mensagem de Fátima e para a temática da misericórdia de forma completamente nova. Outra coisa que considero muito importante é olhar para a Mensagem de Fátima, ainda que a conheçamos, com um olhar novo e um coração aberto como quem quer aprender mais, com a curiosidade própria de quem gosta de se deixar encantar.
CF |