20 de abril, 2007


A Peregrinação das Crianças a Fátima, dias 9 e 10 de Junho de 2007, integra-se nas actividades celebrativas dos 90 anos das Aparições de Nossa Senhora.
Com o propósito de incentivar a participação e a preparação das crianças nesta Peregrinação nacional, a Comissão Organizadora enviou recentemente uma carta aos párocos e aos catequistas do país, sensibilizando-os para a iniciativa.
“Para celebrarmos condignamente este acontecimento (das Aparições de Nossa Senhora em Fátima, em 1917), como prenda a Nossa Senhora, por ter aceite ser a Mensageira de Deus, que, por meio dela, nos mostra o seu Amor Misericordioso chamando-nos à conversão e à mudança de vida, a Comissão Organizadora convida todas as crianças de Portugal, de modo particular as que podem participar na Peregrinação, a viver, mais intensamente no mês de Maio, segundo os pedidos e intenções de Nossa Senhora e, tal como os Pastorinhos, a encher o seu coração de amor e solidariedade pelos destinatários dessas mesmas intenções”, escreveu o Padre José Baptista, membro da referida Comissão e capelão do Santuário de Fátima, na carta endereçada aos párocos e aos catequistas.
Na carta, a Comissão da Peregrinação das Crianças resume os pedidos e as intenções de Nossa Senhora, segundo as Memórias da Ir. Lúcia, (ver em baixo), e convida os mais pequenos a prepararem-se, e a participarem na Peregrinação.
As crianças são convidadas a Rezarem diariamente o terço (rosário) ou parte dele, sobretudo no mês de Maio, e, se possível em grupo, pelas intenções apresentadas por Nossa Senhora aos três pequenos pastores; e a Fazerem uma "conta" em cartolina, cartão canelado ou outro material..., por cada vez que a criança ou o grupo de crianças rezar pelas intenções de Nossa Senhora, e construir assim um "rosário", que trarão à Peregrinação, como símbolo da oração feita.
Para além do convite à oração, os meninos e as meninas de Portugal são também convidados a Juntarem tinteiros de impressora já gastos e radiografias fora de uso para, com eles, preparar uma oferta, como gesto de partilha com crianças mais pobres de outros países.
A Comissão da Peregrinação recebeu, até finais de Abril, as intenções pelas quais as crianças ou os seus grupos de catequese gostariam de rezar na Peregrinação. Com elas se fará a Oração dos Fiéis na missa do dia 10 de Junho. Estas intenções deverão ser enviadas para: Peregrinação das Crianças, Santuário de Fátima, 2496-908 FÁTIMA
“Tal como propomos às crianças oração, durante o mês de Maio, segundo os pedidos e intenções de Nossa Senhora, assim também queremos em Junho, durante a Peregrinação das Crianças, rezar pelas suas intenções” afirma o Padre Baptista, na carta, onde acrescenta
“Estamos convencidos de que, com a proposta que apresentamos, estamos a promover a educação das crianças no sentido não só da oração, mas também da solidariedade com os grandes problemas dos homens com os quais Nossa Senhora também se solidarizou, vindo com a sua solicitude maternal pedir a nossa colaboração. Saibamos corresponder e ela nos retribuirá”.

1)Os pedidos de Nossa Senhora:
a)Aceitar tudo o que Deus quiser enviar-nos… (1ª aparição);
b)A conversão, a emenda de vida, a reconciliação e confissão dos pecados... (1ª, 2ª e 6ª aparições);
c)Rezar o terço (rosário) todos os dias... (Todas as aparições);
d)Oferecer orações e sacrifícios, em espírito de reparação, rezando muitas vezes a oração de oferecimento que Nossa Senhora ensinou... (3ª e 4ª aparições);
e)Rezar, no fim de cada mistério, a jaculatória que Nossa Senhora ensinou... (3ª aparição);
f)Colaborar, na difusão da devoção ao Imaculado Coração de Maria... (1ª, 2ª e 3ª aparições).
2)As intenções desses pedidos são os seguintes:
a.Reparar e consolar Nosso Senhor e o Imaculado Coração de Maria, pelos pecados com que são ofendidos... (1ª, 2ª e 3ª aparições);
b.A conversão dos pecadores, para não irem para o inferno e para que possam alcançar a salvação de Deus... (1ª, 2ª, 3ª e 4ª aparições);
c.A paz no mundo e o fim da guerra... (1ª, 3ª, 5ª e 6ª aparições);
d.O bem da Igreja e o Santo Padre... (3ª aparição);
e.A difusão da devoção ao Imaculado Coração de Maria... (2ª e 3ª aparições).


Arquivo:

Na sequência do ano anterior, em que celebrámos os 90 anos das aparições do Anjo na loca do Cabeço, a Peregrinação das Crianças deste ano tem como grande tema as aparições de Nossa Senhora, na Cova da Iria. Queremos dar particular atenção aos pedidos que Nossa Senhora ali nos fez e ver nesses pedidos outros tantos apelos de Deus que, na Sua infinita misericórdia, por meio de Sua Mãe, mais uma vez nos chama à conversão. Queremos também dar particular atenção às intenções que Nossa Senhora nos pede, fazendo-as nossas, tanto quanto formos capazes.
Foi a crianças que a Virgem falou e foi a elas que confiou a mensagem de Deus. Uma mensagem de profunda solidariedade com os pobres e pecadores, “para que todos se salvem, porque vão muitos para o inferno por não haver quem reze e se sacrifique por eles” (3ª e 4ª aparições).
Uma solidariedade, que os Pastorinhos assumiram plenamente, entregando – se totalmente ao cumprimento dos pedidos de Nossa Senhora. Exemplo disso é o farnel que eles deixavam de comer para o dar aos mais pobres…
Mas também nós, hoje, e as nossas crianças, somos destinatários desta mensagem.
Para celebrar condignamente o acontecimento da vinda de Nossa Senhora a Fátima, como prenda por Ela ter aceite ser a mensageira de Deus, nada melhor do que oferecer–Lhe as nossas orações e sacrifícios e, sobretudo, o profundo desejo de agradar a Deus, com um coração contrito, (oferta da nossa vida …), exactamente pelas suas intenções. E tal como os Pastorinhos, encher o nosso coração de amor pelos destinatários dessas mesmas intenções.
Assim, a todas as crianças de Portugal, sobretudo as que desejam vir à Peregrinação, fazemos as seguintes propostas:
1.Rezar diariamente o rosário, ou parte dele, sobretudo durante o mês de Maio, se possível em grupo, pelas intenções apresentadas por Nossa Senhora aos três Pastorinhos;
2.Por cada vez que se rezar por uma das intenções de Nossa Senhora, fazer uma “conta” em cartolina, cartão canelado, esferovite ou qualquer outro material…e construir um “rosário”, que trarão à Peregrinação, como símbolo da oração feita.
3.Enviar para o Santuário de Fátima – Peregrinação das Crianças, até finais de Abril, as principais intenções pelas quais desejam que se reze no dia da Peregrinação.
4.Juntar cartuchos vazios de impressora e radiografias fora de uso e com eles preparar um farnel que será o seu contributo solidário, a partilhar com crianças mais pobres de outros países. Este farnel, ao jeito dos Pastorinhos, irá transformar-se em pão para quem dele precisa.
Nota: Os responsáveis de cada grupo farão a diligência por recolher e guardar, durante a viagem para Fátima, os “ farnéis” e os “rosários” que as crianças trouxerem. Oportunamente se anunciará como será feita a sua recolha à chegada dos grupos a Fátima.
Aproximando-se a festa litúrgica dos Beatos Francisco e Jacinta (20 de Fevereiro), procuremos anunciar estas propostas e ajudemos as crianças a aderir a elas e a colaborar com seriedade. Estamos convencidos que serão de grande riqueza espiritual, quer na linha da oração, quer na linha da educação para a solidariedade com os grandes problemas do mundo, com os quais também Nossa Senhora se solidarizou, vindo com a Sua solicitude maternal pedir-nos colaboração. Saibamos corresponder e Ela nos retribuirá!

Ir. Maria Isolinda, m.r.

Recorde-se que, a 9 e 10 de Junho de 2006, milhares de meninos e meninas celebraram no Santuário de Fátima o 90.º aniversário das aparições do Anjo, ocorridas durante o ano de 1916.
O lema que congregou o numeroso grupo de crianças – cerca de trinta mil –, oriundo de todas as dioceses do país, incluindo dos arquipélagos da Madeira e dos Açores, foi “Não temais, sou o Anjo da Paz”, expressão usada pelo Anjo na primeira aparição aos Três Pastorinhos de Fátima.
No total, participaram na Eucaristia principal da Peregrinação Nacional das Crianças a Fatima 2006 mais de cem mil peregrinos.

PDF

HORÁRIOS

23 jan 2025

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.