23 de abril, 2010


O Coro Adulto do Santuário de Fátima animará as celebrações da Peregrinação Internacional Aniversária de Maio, nos dias 12 e 13, que este ano serão presididas por Sua Santidade Bento XVI.
Serão 80 vozes a cantar, a juntar às dos muitos milhares de peregrinos que se espera que venham a acolher o Papa neste santuário nacional português dedicado a Nossa Senhora.
Este coro, que tem a seu cargo a animação das principais celebrações no Santuário, tem como bases para o início da sua história a chegada à instituição, em meados dos anos 50, do organista Dr. Gregório.
“O primeiro e grande impulsionador da música litúrgica no Santuário, o Dr. Gregório, iniciou uma programação nova, mais actualizada. Em latim ou gregoriano, as celebrações de domingo eram animadas pelas vozes dos alunos dos seminários menores em Fátima e, nos dias 12 e 13, de Maio a Outubro pela Schola Cantorum do Seminário Maior de Leiria”, recorda o Padre Artur Oliveira, capelão do Santuário agora responsável pela área.
“Foi nessa altura que o Concilio Vaticano II introduziu a liturgia em língua vernácula. Começaram uns esboços de animação celebrativa das missas dominicais, com a ajuda de um grupo de voluntárias, entre as Servas de Nossa Senhora de Fátima e de empregadas do Santuário. O repertório era muito exíguo, de adaptações de língua estrangeira, foram-se preparando-se as colecções de cânticos, passando por dossiers, folhetos de vésperas, etc.”, acrescenta o sacerdote.
O Padre Artur Oliveira, actual responsável pela secção de Música Sacra do Serviço de Pastoral Litúrgica, iniciou em 1977 no Santuário o trabalho de ensaio e preparação de cantores. Em final dos anos 70, as vozes femininas eram preparadas em Fátima e as masculinas no Seminário Maior de Leiria.
Na década seguinte foram recrutados alguns homens de Fátima para integrar este coro e assim nasce o coro misto do Santuário de Fátima, ao qual, desde os anos 90, se associam nas peregrinações aniversárias as vozes do grupo corais paroquiais de Ourém e Alburitel.
Editado pelo Santuário, o Livro “Canta Povo de Deus” entrou no ano de 2008 na sua quinta edição, com a quase totalidade dos cânticos executados em Fátima.
 Além dos momentos marcantes no Santuário, pela animação das principais peregrinações, este coro integra na sua história alguns outros trabalhos importantes. Um dos mais recentes foi a animação das celebrações do Cinquentenário do Santuário de Cristo Rei.
Ainda em termos musicais, com a voz do Coro do Santuário de Fátima e cinco anos após a edição de “Cânticos Marianos do Santuário de Fátima” (12.10.2004), entretanto já reeditado, o Santuário de Fátima apresentou em Dezembro de 2009 um novo trabalho musical.  
“Chamámos-lhe «Eu vi a cidade santa…». Nunca poderemos esquecer a nossa participação na inauguração da Igreja da Santíssima Trindade (12.10.2007). O primeiro cântico a ecoar entre aquelas paredes majestosas foi o cântico que o painel sugere: a cidade santa…”, explica o Padre Artur Oliveira.
 
Leopoldina Simões  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
PDF

HORÁRIOS

22 jan 2025

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 16h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.