15 de junho, 2018

BANNER Serao Cultural Simposio.jpg

Coro Feminino do Vale do Sousa atua em Fátima no próximo dia 22

Concerto realiza-se no âmbito de um serão cultural do Simpósio Teológico-Pastoral que decorre na Cova da Iria entre 22 e 24 de junho

O Santuário de Fátima promove no próximo dia 22, pelas 21h00, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, um concerto com o Coro Feminino do Vale do Sousa, sob a direção de Sílvio Cortez, com as solistas Inês Pinto, Inês Silva e Marta Marques, e no órgão Bruno Teixeira.

A iniciativa que se insere na abertura do Simpósio Teológico-Pastoral Fátima Hoje: Que Sentido?, e aberta ao público em geral, tem um repertório vasto no que respeita aos compositores e natureza musical das obras, integrando obras de diferentes épocas, desde o Renascimento ao Século XXI, com especial atenção à música introspetiva e também meditativa, de louvor a Maria.

“Realçando o papel da música vocal, na alavancagem da poesia lírico-religiosa de índole mariana, pretende-se que o concerto proporcione um leque de sensações e atmosferas diferenciadas aos ouvintes, contribuindo assim para a reflexão individual e coletiva sobre a peregrinação do ser humano na espiritualidade religiosa” refere uma nota do maestro Sílvio Cortez.

Do programa constam compositores como Marcel Dupré (1886-1971),  Jacob Handl (1550-1591), Tomás Luis de Victoria (1548-1611), Julio Dominguez (1965), Ola Gjeilo (1978), Vladimir Vavilov (1925-1973), Edward Elgar (1857-1934) ou o próprio Sílvio Cortez (1973), entre outros.

O Coro Feminino do Vale do Sousa, fundado em 2007, tem vindo a granjear a simpatia e o aplauso do público tendo atuado já nas maiores casas de espetáculo do país como o Teatro da Trindade e o CCB-Centro Cultural de Belém, em Lisboa, Casa da Música (Porto), Universidade de Aveiro, Conservatório Calouste Gulbenkian (Braga), Festival Internacional de Coros em Albufeira, entre outras presenças nas mais variadas localidades do país.

Em Outubro 2010, venceu o Concurso Nacional de Música promovido pelo Inatel. Internacionalmente, já participou em festivais em França, Espanha, Suíça e Itália.

O Coro Feminino do Vale do Sousa é dirigido, desde a sua fundação, pelo maestro Sílvio Cortez, tendo como pianista acompanhador o Prof. Ricardo Fráguas.

Sílvio Cortez é licenciado em História e Teoria da Música pela Universidade de Évora e atualmente, no âmbito académico, encontra-se a realizar o doutoramento na Universidade de Aveiro. É professor das disciplinas Coro e História da Cultura e das Artes no Conservatório de Música de Paredes e no Conservatório do Vale do Sousa. Orienta regularmente workshops de Direção Coral e de Coro - práticas e saberes.

Bruno Teixeira, que desta feita acompanhará o Coro ao piano, iniciou os seus estudos musicais no Conservatório de Música do Porto onde concluiu o Curso Complementar de Órgão, na classe do Prof. Doutor Paulo Alvim. É Licenciado em Música – Execução de Órgão pela Escola Superior de Música de Lisboa, na classe de Órgão do Prof. António Esteireiro. Ao longo da sua formação, como organista, frequentou cursos de aperfeiçoamento de literatura de órgão com os Professores Stefan Baier e Martin Bernreuther. Atualmente é professor de órgão no Conservatório de Música de Paredes desde 2015 e na Escola de Música Sacra de Amarante desde 2013, atualmente encontra-se a concluir o Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Música de Lisboa.

A entrada é livre.

 

 

 

PDF

HORÁRIOS

19 abr 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 09h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.