30 de junho, 2008

 
 
O Conselho Presbiteral da diocese de Leiria-Fátima, sob a presidência do Sr. Bispo, D. António Marto, reuniu-se na manhã do dia 24 de Junho, no Seminário Diocesano, para avaliar o Ano Pastoral e perspectivar o próximo, integrando as grandes iniciativas da Igreja Católica, tanto a nível nacional como internacional, nomeadamente o Ano Paulino e o Sínodo dos Bispos sobre A Palavra de Deus na vida e missão da Igreja, a realizar em Outubro.
 
Depois do canto dos Salmos, os Conselheiros passaram em revista os principais momentos deste Ano, dedicado à consolidação dos dinamismos criados no primeiro biénio do Projecto Pastoral, intitulado A Vocação pessoal é dom e missão. Além de salientarem a sua importância, referiram o bom acolhimento que as propostas lançadas (Carta Pastoral, Retiro Popular, Vigílias, Campanhas da Catequese...) tiveram junto das comunidades, suscitando novas oportunidades para acolher, saborear e testemunhar a ternura de Deus.
 
Num segundo momento e após breve introdução de D. António Marto, os membros do Conselho, tendo em conta o previsto para o primeiro ano do segundo biénio do Projecto Pastoral Testemunhar Cristo, fonte de Esperança, dedicado ao aprofundamento da dimensão comunitário da fé, reflectiram sobre os caminhos a percorrer no próximo Ano Pastoral, que terá como objectivo cuidar da formação dos cristãos. Este cuidar, nas palavras de D. António, concretizar-se-á em três dimensões: a fé professada, a fé celebrada e a fé vivida. 
 
No diálogo que se seguiu, os membros do Conselho acentuaram duas linhas de acção: por um lado, a formação cristã deverá levar à renovação dos dinamismos existentes e, por outro, promover a coragem de inovar, na fidelidade à Palavra de Deus e ao tempo que nos foi dado viver, segundo o exemplo de São Paulo.
 
Também se foi sentindo que as propostas da Igreja, vindas dos âmbitos nacional e internacional, são uma ajuda preciosa para lançar e articular, com os diversos níveis de acção pastoral da Diocese, um itinerário de formação cristão que responda aos novos desafios, expressos numa cada vez maior diversidade de situações.
 
O Secretariado
PDF

HORÁRIOS

06 jul 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço

Missa, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.