07 de abril, 2016

 
Hoteleiros1


Consagração das dioceses portuguesas a Nossa Senhora no final da visita da Imagem Peregrina  é um  “acto muito significativo”

Consagração vai ser feita por D. Manuel Clemente na peregrinação de 13 de maio

 

O Reitor do Santuário de Fátima considera “muito significativo” que a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima às dioceses portuguesas culmine com este “acto oficial  do episcopado português” na grande Peregrinação Aniversária de Fátima, a 13 de maio.

“Consideramos muito significativo que esta visita às dioceses termine com um acto oficial do episcopado português com a consagração das dioceses a Nossa Senhora”, disse à Sala de Imprensa o Pe Carlos Cabecinhas.

“Será um elemento marcante no conjunto das celebrações dos dias 12 e 13 de maio, que só nos pode deixar satisfeitos” disse ainda.

O encerramento da visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima vai ser assinalado na peregrinação do dia 13 de maio, presidida pelo presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), com a consagração das Dioceses de Portugal a Nossa Senhora de Fátima.

De acordo com o Comunicado Final da Assembleia Plenária da CEP, hoje divulgado, a consagração das Dioceses de Portugal a Nossa Senhora de Fátima é o “modo de envolver todas as Dioceses no acolhimento da Imagem Peregrina na celebração do próximo dia 13 de maio”.

Em conferência de imprensa, D. Manuel Clemente considerou que a visita  da imagem Peregrina de Nossa Senhora foi um “enorme fator de esperança” e promoveu a “revitalização da fé” para muitas pessoas.

“Foram momentos muito importantes para a revitalização da fé e de esperança para tantas pessoas”, sublinhou o Presidente da Conferência Episcopal que destacou a “elevada e surpreendente” comparência das pessoas, mesmo sem “grande convocatória ou até mesmo com mau tempo” como um “sinal do Céu que tem sempre resultado”.

Os pormenores da cerimónia vão ser agora definidos, mas sabe-se já que o acolhimento da Imagem da Virgem Peregrina será feito por todos os bispos presentes, no final da homília da missa do dia 13 de maio, cabendo ao bispo da diocese de Leiria-Fátima, D. António Marto, a proclamação da oração de acolhimento. A consagração das dioceses de Portugal a Nossa Senhora de Fátima será proferida pelo Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa no final da celebração, antes da procissão do adeus.

A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima iniciou a visita às dioceses de Portugal no dia 13 de maio de 2015, num percurso que começou em Viseu, seguindo depois por Braga, Viana do Castelo, Vila Real, Bragança-Miranda, Lamego, Coimbra, Guarda, Portalegre-Castelo Branco, Setúbal, Évora, Beja, Algarve, Santarém, Açores, Lisboa, Madeira e Aveiro.

Entre os dias 10 de abril e 1 de maio, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima visita a Diocese do Porto e depois, até ao dia 13 de maio, a Diocese de Leiria-Fátima, num itinerário de preparação para o Centenário das Aparições.

 

PDF

HORÁRIOS

03 jul 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço

Missa, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.