Consagração das Dioceses de Portugal vai assinalar fim da visita da Imagem Peregrina
D. Manuel Clemente proferirá a consagração na peregrinação de 13 de maio
O encerramento da visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima vai ser assinalado na peregrinação do dia 13 de maio, presidida pelo presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), com a consagração das Dioceses de Portugal a Nossa Senhora de Fátima.
A proposta de consagração das Dioceses de Portugal a Nossa Senhora de Fátima foi feita pelo reitor do Santuário ao episcopado português na Assembleia Plenária que hoje terminou, onde o padre Carlos Cabecinhas salientou também a grande participação de todas as dioceses na visita da Imagem Peregrina, que a partir do próximo domingo estará no Porto.
De acordo com o Comunicado Final da Assembleia Plenária da CEP, hoje divulgado, a consagração das Dioceses de Portugal a Nossa Senhora de Fátima é o “modo de envolver todas as Dioceses no acolhimento da Imagem Peregrina na celebração do próximo dia 13 de maio”.
Em conferência de imprensa, D. Manuel Clemente considerou que esta visita foi um “enorme fator de esperança” e promoveu a “revitalização da fé” para muitas pessoas.
“Foram momentos muito importantes para a revitalização da fé e de esperança para tantas pessoas”, sublinhou o Presidente da Conferência Episcopal que destacou a “elevada e surpreendente” comparência das pessoas, mesmo sem “grande convocatória ou até mesmo com mau tempo” como um “sinal do Céu que tem sempre resultado”.
Os pormenores da cerimónia vão ser agora definidos, mas sabe-se já que o acolhimento da Imagem da Virgem Peregrina será feito por todos os bispos presentes, no final da homília da missa do dia 13 de maio, cabendo ao bispo da diocese de Leiria-Fátima, D. António Marto, a proclamação da oração de acolhimento. A consagração das dioceses de Portugal a Nossa Senhora de Fátima será proferida pelo Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa no final da celebração, antes da procissão do adeus.
A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima iniciou a visita às dioceses de Portugal no dia 13 de maio de 2015, num percurso que começou em Viseu, seguindo depois por Braga, Viana do Castelo, Vila Real, Bragança-Miranda, Lamego, Coimbra, Guarda, Portalegre-Castelo Branco, Setúbal, Évora, Beja, Algarve, Santarém, Açores, Lisboa, Madeira e Aveiro.
Entre os dias 10 de abril e 1 de maio, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima visita a Diocese do Porto e depois, até ao dia 13 de maio, a Diocese de Leiria-Fátima, num itinerário de preparação para o Centenário das Aparições.
Na abertura dos trabalhos da Assembleia Plenária da CEP, D. Manuel Clemente afirmou que as aparições de Fátima foram um “facto central e quase estruturante do catolicismo contemporâneo no país” e que “o Papa Francisco certamente corroborará” a importância do santuário nacional “com a sua presença no próximo ano”.
“O Centenário das Aparições de Fátima já é e ainda será um importante fator de reencontro e expansão do que o sentimento ‘católico’ de grande parte do nosso povo pode oferecer à sociedade em geral”, assinalou na abertura dos trabalhos o presidente da CEP.
A primeira Peregrinação Internacional Aniversária ao Santuário de Fátima, no último ano de preparação para o centenário, nos dias 12 e 13 de maio de 2016, vai ser presidida por D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa. Já a última Peregrinação Internacional Aniversária de 2016, nos dias 12 e 13 de outubro, vai ser presidida pelo secretário de Estado do Vaticano, o cardeal D. Pietro Parolin.
CR
|