Congresso Eucarístico Nacional está a ser transmitido em direto pela internet
Encontro decorre entre 10 a 12 de junho, em Fátima
O Papa Francisco designou o cardeal João Braz de Aviz como Delegado Pontifício para o Congresso Eucarístico Nacional que começa esta sexta feira no Salão Bom Pastor no Centro Pastoral de Paulo VI, em Fátima.
O Santo Padre designou ainda o reitor do Santuário de Fátima e o secretário da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) membros da Missão Pontifícia do Congresso Eucarístico Nacional.
O IV Congresso Eucarístico Nacional vai ser transmitido em direto no sítio online do Santuário de Fátima (www.fatima.pt) e segundo o programa, os 750 participantes vão participar na Eucaristia da Peregrinação Nacional das Crianças, que vai ser presidida pelo bispo de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, esta sexta-feira, a partir das 11h00, na Esplanada do santuário da Cova da Iria.
O cardeal-patriarca de Lisboa e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. Manuel Clemente, e o bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, iniciam o encontro às 16h00.
Meia hora mais tarde, a primeira conferência com o tema ‘A Eucaristia, fonte da vida cristã’ traz a Portugal o presidente do Pontifício Comité para os Congressos Eucarísticos Internacionais, o arcebispo D. Piero Marini.
No segundo dia, destaque para as conferências “A Eucaristia na Mensagem de Fátima” da irmã Ângela Coelho, Postuladora para a Causa de Canonização dos Beatos Francisco e Jacinta, às 10h00 e ‘A misericórdia na missão da Igreja’ do cardeal D. João Braz de Aviz, às 17h00.
Este domingo, dia 12, a sessão de encerramento do congresso começa às 09h30, no Centro de Pastoral Paulo VI, com uma intervenção do reitor do Santuário de Fátima, Pe Carlos Cabecinhas e o prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica preside à Eucaristia às 11h00, no recinto de Oração do Santuário de Fátima.
Os órgãos de comunicação social vão ter à sua disposição a Sala de Imprensa do santuário mariano para a realização do seu trabalho, para além do Salão Bom Pastor, no Centro de Pastoral de Paulo VI.
Com o tema «Viver a Eucaristia, fonte de misericórdia», o evento pretende ser “uma ajuda”, através de celebrações e do aprofundamento de certos temas, a que “a Eucaristia tenha a devida importância na vida dos cristãos e especialmente de todos os agentes de pastoral, sejam sacerdotes ou leigos”.
“Não podemos ser cristãos não eucarísticos, pois isso seria uma contradição. A celebração e comunhão eucarística devem levar-nos a uma identificação com o estilo de vida de Cristo, que viveu para amar e servir”, observou o padre jesuíta Manuel Morujão em entrevista à Agência ECCLESIA.
Os três primeiros Congressos Eucarísticos em Portugal realizaram-se em Braga, em 1924, no 50.º aniversário do primeiro, em 1974, e depois em 1999, na preparação do Grande Jubileu do ano 2000.
|