12 de junho, 2016

154A5556.JPG

 

Congresso Eucarístico constitui uma oportunidade de “relançamento da mensagem de Fátima”

Cardeal Patriarca de Lisboa e reitor do santuário de Fátima sublinham “contributo precioso” deste momento para a projeção do Centenário das Aparições

 

O cardeal-patriarca de Lisboa afirmou hoje no encerramento do Congresso Eucarístico Nacional que a ligação entre Fátima, Eucaristia e Misericórdia é “muitíssimo acertada” e constitui um “relançamento” da Mensagem de Fátima no seu segundo século.

“Viver a Eucaristia Fonte de Misericórdia” foi o tema do IV Congresso Eucarístico Nacional, que decorreu na Cova da Iria nos últimos três dias, promovido pela Conferência Episcopal Portuguesa, com a colaboração do Santuário de Fátima e do Apostolado de oração.

D. Manuel Clemente disse na sessão de encerramento do Congresso que “Fátima é a paróquia de Portugal” e que o debate em torno da Eucaristia e da Misericórdia constitui um “relançamento da mensagem de Fátima na vida da Igreja e na vida do mundo”.

Para o reitor do Santuário de Fátima, a realização do IV Congresso Eucarístico constitui um contributo “precioso” para a celebração do Centenário das Aparições de Fátima.

Na sua intervenção, na sessão de encerramento deste Congresso, o padre Carlos Cabecinhas afirmou que a Eucaristia é “o centro” de toda a vida do Santuário de Fátima, nomeadamente nas grandes peregrinações aniversárias, mas também em todas as outras.

“Se a Eucaristia é a fonte e o centro de toda a vida cristão e se esta dimensão eucarística é intrínseca à mensagem de Fátima, não causa estranheza que a Eucaristia seja a fonte, o centro e a meta de toda a vida deste santuário”, disse o responsável pelo santuário mariano.

O pe Carlos Cabecinhas sublinhou a importância desta dimensão eucarística e da adoração nas aparições angélicas.

“A adoração eucarística vive-se antes de mais na participação ativa, interior e consciente na celebração da eucaristia, e a celebração é a forma primeira e mais importante de adoração”.

A adoração eucarística “marca a vida do Santuário desde o seu inicio”, conclui o reitor, valorizando a exposição permanente do Santíssimo Sacramento, que acontece desde o dia 1 janeiro de 1960, e é hoje o “suporte do Santuário e dos seus peregrinos”.

O pe António Valério, secretário do Apostolado da Oração em Portugal, valorizou a realização do Congresso Eucarístico Nacional por ter proporcionado uma “visita” ao “código genético da espiritualidade do apostolado de oração”.

O IV Congresso Eucarístico Nacional teve mais de 750 participantes e analisou o tema da Eucaristia como “fonte de misericórdia” e contou com a presença do presidente do Comité Pontifício para os Congressos Eucarísticos Internacionais, D. Piero Marini e do cardeal João Braz de Aviz, prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica (Santa Sé), delegado pontifício a este encontro que teve, ainda, o reitor do Santuário de Fátima, pe Carlos Cabecinhas e o secretário da Conferência Episcopal Portuguesa, pe Manuel Barbosa  como membros da Missão Pontifícia.

Os bispos portugueses participaram neste Congresso que substituiu as Jornadas pastorais que habitualmente se realizam em Fátima.

 

PDF

HORÁRIOS

13 jan 2025

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.