16 de fevereiro, 2025

missa-dominical-16-fevereiro-2025-0.png

“Confiança em Deus é alicerce de toda a esperança cristã”

Na missa dominical de 16 de fevereiro, o padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, sublinhou a importância da confiança em Deus.

 

Na Basílica da Santíssima Trindade, perante uma assembleia numerosa na missa dominical de 16 de fevereiro, o padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, sublinhou a importância de manter a confiança em Deus. A partir da primeira leitura, mais concretamente da frase “bendito quem confia no Senhor e põe no Senhor a sua esperança”, o padre Carlos Cabecinhas convidou os muitos peregrinos presentes na celebração a notar que “a palavra de Deus exorta-nos a confiarmos em Deus e a contarmos com Ele”.

Em proposta reflexiva dirigida aos peregrinos, o padre Carlos Cabecinhas ressalvou que, no Evangelho, Jesus proclama “bem-aventurados os pobres, os que têm fome, os que choram e os que sofrem perseguição por causa da sua fé”, pois ao manterem-se confiantes em Deus, “Deus não os abandona na situação de sofrimento em que se encontram”. Por contraposição, Jesus, no Evangelho, faz “chamadas de atenção àqueles que confiam apenas em si mesmos, que se fecham em si e no seu egoísmo e se esquecem de Deus, O ignoram e vivem como se Deus não existisse”.

O padre Carlos Cabecinhas clarificou que “é de confiança em Deus que fala Jesus”, “mesmo nas dificuldades e nas situações difíceis da vida”, pois “só esta confiança faz florescer a nossa vida”. Diante dos muitos peregrinos presentes, o presidente da celebração destacou Nossa Senhora como “o mais perfeito exemplo da confiança em Deus” e “a testemunha mais elevada da esperança” e citou o Papa Francisco (“A esperança não desilude”).

 

missa-dominical-16-fevereiro-2025-5.png


Para exemplificar as dificuldades da vida ultrapassadas por meio da confiança em Deus lembrou os Pastorinhos de Fátima, que “choraram nas dificuldades e foram incompreendidos e perseguidos”, mas “encontraram sempre refúgio em Deus, por meio do Coração Imaculado de Maria” e “mesmo nos momentos difíceis, não perderam a esperança”.


Ao finalizar a homilia, o padre Carlos Cabecinhas desafiou os peregrinos a que, “seguindo o exemplo de Nossa Senhora e dos Santos Pastorinhos e com a ajuda da sua intercessão”, procurem confiar em Deus, para assim serem verdadeiros “peregrinos de esperança”.


missa-dominical-16-fevereiro-2025-3.png

PDF

HORÁRIOS

21 fev 2025

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.