09 de maio, 2017

AF BANNER Ciclo de Musica Sacra.png

Concerto Inaugural do Ciclo de Música Sacra “A Virgem Maria na Tradição Monódica Latina e na Liturgia Ortodoxa”

Santuário de Fátima recebe 1º concerto do Ciclo de Música Sacra no dia 14 de maio
 

No âmbito do Centenário das Aparições de Fátima o Santuário de Fátima recebe o 1º concerto que inaugura o Ciclo de Música Sacra, no próximo domingo, dia 14 de maio, pelas 15h30, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

Intitulado “A Virgem Maria na Tradição Monódica Latina e na Liturgia Ortodoxa”, o concerto será realizado pelo Coro Gregoriano de Lisboa, sob a direção do maestro Armando Possante, e com o grupo musical Ensemble Alpha, sob direção de Ivan Moody.

 

O Coro Gregoriano de Lisboa foi fundado em 1989 e é formado por alunos, antigos alunos e professores do Instituto Gregoriano de Lisboa e da Escola Superior de Música de Lisboa. Este grupo independente tem como objetivo divulgar o canto gregoriano através do seu estudo e execução.

Irá apresentar um programa de homenagem à Virgem Maria cujos momentos musicais correspondem à estrutura de uma missa. O momento musical central do concerto é o belíssimo Ofertório Ave Maria, cântico de louvor do Evangelho de Lucas.

Armando Possante dirige o Coro Gregoriano de Lisboa desde 2011. Fez os seus estudos musicais no Instituto Gregoriano de Lisboa e na Escola Superior de Música de Lisboa, onde concluiu o curso superior de Direção Coral. É professor no Instituto Gregoriano de Lisboa e na Escola Superior de Música de Lisboa.

O Ensemble Alpha especializa-se nos contrastes e ligações entre várias tradições medievais de música sacra, com ênfase especial nas de países ortodoxos e da Península Ibérica, e com uma abordagem fortemente influenciada por diversas tradições populares.

Neste programa  que será interpretado no domingo, os interpretes mostrará a riqueza da devoção à Mãe de Deus, à Santíssima Virgem Maria, em várias tradições musicais da Igreja Ortodoxa.

Ivan Moody, o regente,  estudou música e teologia nas Universidades de Londres, Joensuu e York. É arcipreste da Igreja Ortodoxa Grega, maestro, tendo dirigido vários ensembles e coros na Europa e nos Estados Unidos da América, e também musicólogo, integrando, como investigador, o Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Universidade Nova de Lisboa.

Este será o primeiro concerto de um ciclo que ao todo integra cinco concertos onde se oferecem alguns elementos da memória-tradição da música sacra cristã. 

PDF

HORÁRIOS

21 jan 2025

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 15h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.