25 de fevereiro, 2025
![]() Concerto gratuito vai explorar a versatilidade do maior órgão de tubos de PortugalArturo Barba atua este domingo, às 15h30, no órgão da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.
A Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima vai acolher, este domingo, 2 de março, às 15h30, um concerto de órgão pelo prestigiado organista espanhol Arturo Barba. O concerto tem entrada gratuita e propõe uma viagem por diferentes épocas e estilos, desde o Barroco até à música contemporânea, explorando a versatilidade sonora do órgão da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. “A programação mistura momentos de grande intensidade e introspeção, explorando desde a grandiosidade das passagens de Mendelssohn até às atmosferas minimalistas de Philip Glass. A fusão de estilos e épocas cria uma experiência única, onde a riqueza técnica e expressiva do órgão é protagonista, culminando numa das mais imponentes fantasias sobre o tema B.A.C.H. de Franz Liszt”, lê-se na sinopse. Natural de Valência, o organista Arturo Barba possui uma vasta carreira internacional, tendo atuado em algumas das mais prestigiadas catedrais e festivais de órgão da Europa. Com uma formação sólida em órgão e piano, aperfeiçoou-se com mestres de renome e interpretou um repertório extenso ao lado de grandes maestros como Zubin Mehta. Atualmente, é professor do Conservatório de Música Joaquín Rodrigo, de Valência. Este é o terceiro concerto do III Ciclo de Órgão de Leiria, inaugurado no passado dia 22 de fevereiro e que se prolonga até 9 de março. O Santuário de Fátima associa-se como parceiro desta iniciativa pelo segundo ano consecutivo, tendo, na edição de 2024 acolhido um concerto do organista belga Luc Ponet, no mesmo espaço. O órgão da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima é o maior do género em Portugal, com 90 registos e cerca de 6.500 tubos. Foi construído em 1951, pela prestigiada marca italiana Fratelli Ruffatti, e renovado em 2016 pela conceituada empresa de restauração Mascioni Organi. A sua renovação incluiu a modernização da consola de cinco teclados e pedaleira, bem como uma reestruturação estética e artística, reforçando a imponência e a integração do instrumento no espaço litúrgico.
|