08 de outubro, 2017

3J3A7320.jpg

 

Concerto “Ecos de Fátima” encheu Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Coro do Carmo de Beja; Coro da Catedral de Lisboa e Coro do Santuário de Fátima cantaram a uma só voz

 

O concerto "Ecos de Fátima", que teve lugar este domingo na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, juntou as vozes de três coros distintos- Coro do Carmo de Beja; Coro da Catedral de Lisboa e Coro do Santuário de Fátima- numa só unidade, que interpretou as sonoridades mais características de Fátima.

Durante cerca de uma hora,  sob a direção dos três maestros e acompanhado pelo Orgão de Tubos da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, tocado pelo seu organista titular, João Santos, o novo Coro, formado para esta ocasião, ofereceu aos peregrinos um itinerário musical que perpassa os sons que se fizeram sentir em Fátima desde as Aparições até aos nossos dias. Sons que celebram o acontecimento e, ao mesmo tempo, constroem a ritualidade de Fátima dando origem a outras musicalidades.

A iniciativa, inserida no Ciclo de Música Sacra, no âmbito da celebração do Centenário das Aparições, encheu por completo a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

O Coro do Carmo de Beja foi fundado em 1976 como Coro Litúrgico da Igreja do Carmo de Beja. Para além da atividade litúrgica, quer de âmbito paroquial quer diocesano, mantém paralelamente uma vertente cultural, com um historial de centenas de concertos por todo o país e no estrangeiro (Espanha, Bélgica e Itália). Através de várias gravações e apresentações na Rádio e na Televisão, tem sido o principal instrumento de divulgação do rico património de cânticos da tradição popular religiosa do Baixo Alentejo, recolhidos e recuperados pelo seu maestro e fundador, P. António Cartageno, e pelo P. António Aparício.

O Coro da Catedral de Lisboa, pensado desde sempre pelo seu atual pároco, o Cónego Luís Manuel Pereira da Silva – responsável pelo Departamento de Liturgia do Patriarcado de Lisboa –, começou a dar os seus primeiros passos em julho de 2011. O seu objetivo é a execução de composições litúrgicas, religiosas e sacras, em diversas ocasiões do ano litúrgico e em apresentações/concertos. A sua composição varia de acordo com as circunstâncias e/ou obras a interpretar. Para além da formação técnica, estão previstos também, periodicamente, espaços destinados à formação litúrgica e espiritual.

Formado por 40 elementos (SCTB), o Coro do Santuário de Fátima é responsável pela animação coral das principais celebrações do Santuário de Fátima da Cova da Iria, integrando-se na performance litúrgica que faz de Fátima um dos lugares mais identitários da paisagem religiosa contemporânea. Responsável por uma boa parte da difusão do canto litúrgico em Portugal, tem colaborado também em vários projetos fora do âmbito estritamente celebrativo relacionados com a vida da Igreja. O Coro do Santuário de Fátima, tendo como principal missão o serviço das assembleias, quase sempre de configuração internacional, trabalha diferentes repertórios em ordem à práxis da música em contexto orante e em projetos específicos como gravações ou concertos. É dirigido, desde a Páscoa de 2016, por Ricardo Luís Campos.

 

PDF

HORÁRIOS

23 dez 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 18h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.