08 de maio, 2018

2018-05-08_Peregrinos_2.jpg

Cerca de 35 mil peregrinos estão a caminho de Fátima

Peregrinos são apoiados por mais de 1700 pessoas, que estão disponíveis em 72 postos e 12 equipas itinerantes, espalhadas pelos diferentes percursos.

Nesta semana, que culmina no dia 13 de maio, as estradas enchem-se de peregrinos a caminho do Santuário de Fátima. A quatro dias da Peregrinação Internacional Aniversária de maio, a Comissão de Apoio aos Peregrinos a Pé avança um número: cerca de 35 mil peregrinos estão em direção à Cova da Iria.

Os próximos dias são os que habitualmente apresentam um maior trânsito de peregrinos, refere o padre Manuel Antunes, assistente nacional do Movimento da Mensagem de Fátima (MMF), que coordena a Comissão de Apoio aos Peregrinos a Pé e garante todo o trabalho na estrada, através de um contato próximo com os Guias de Peregrinos a Pé.

“O número de peregrinos vindos do sul do país está a aumentar”, sublinha este responsável, ao concretizar a proveniência dos que estão a caminho de Fátima: cerca de 25 mil vindos do norte do país e 10 mil vindos do sul.

No trabalho de coordenação, o MMF percorre, por estes dias, os caminhos que conduzem ao Santuário, acompanhando o funcionamento dos 72 postos de apoio aos peregrinos e das 12 equipas itinerantes, dispersos pelos diferentes percursos e que são garantidos por várias instituições. Nesta ação, marcam também presença com uma palavra de conforto junto dos peregrinos. Neste contato, testemunham “um ambiente de boa-disposição”.

“Os peregrinos estão a ser muito bem assistidos nos postos por onde passam. No acompanhamento que temos feito, temos encontrado peregrinos animados. Vê-se que Fátima lhes toca no coração e que estão ansiosos por chegar à Cova da Iria. Quando chegamos e dizemos que somos de Fátima sentem-se ainda mais motivados”, diz, ao enaltecer o “espírito de penitência e a disposição interior” dos peregrinos.

Neste périplo pelo país, o responsável faz notar também a melhoria da sinalização dos percursos, num esforço que tem vindo a ser feito pelos municípios e pelas forças de segurança no sentido facilitar o caminho de quem peregrina.

Na assistência aos peregrinos, diversas entidades congregam esforços, a par do MMF, na Comissão de Apoio aos Peregrinos a Pé: a Ordem de Malta, a Cruz Vermelha Portuguesa, a Proteção Civil, a Associação Caminhos de Fátima, o Corpo Nacional de Bombeiros, Corpo Nacional de Escutas, Associação dos Servitas de Nossa Senhora de Fátima e o Departamento para o Acolhimento de Peregrinos do Santuário de Fátima. Por estes dias, nesta ação, mais de 1700 pessoas, médicos, enfermeiros e outros voluntários, prestam apoio aos peregrinos a vários níveis: alimentação, saúde e apoio espiritual e moral.

Ao longo dos últimos anos, especialmente desde que esta comissão foi criada, a coordenação entre as diferentes entidades envolvidas tem-se aperfeiçoado, faz notar Frederico Serôdio, responsável pela Pastoral das Peregrinações do MMF.

“Como há uma coordenação e um modo de operar comum, a cooperação entre todos os envolvidos tem melhorado de ano para ano. Constatamos que há uma cada vez maior unidade entre as chefias no apoio aos peregrinos. Esta organização tem ajudado a uma melhor otimização e gestão dos meios que estão no terreno”, explica.

Para que a peregrinação a Fátima possa ser “uma verdadeira experiência de fé”, o coordenador da Comissão de Apoio aos Peregrinos a Pé, padre Manuel Antunes, relembra a importância de ter em conta as recomendações de segurança.

“É importante que o peregrino não se distraia, sobretudo à beira das estradas mais transitadas, e que siga as regras da estrada e as indicações que são dadas pelo MMF. É fundamental que tenham cuidado consigo próprios, nomeadamente ao nível de uma boa alimentação e em tudo o que possa tornar a peregrinação mais suave”, adverte.

PDF

HORÁRIOS

22 dez 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.