12 de março, 2011

No dia do aniversário do nascimento da Beata Jacinta Marto, a 11 de Março, encerrou o ano comemorativo do centenário do nascimento da Pastorinha vidente.
 
Todo o ano se centrou no testemunho espiritual e de vida de Jacinta Marto. As várias celebrações e iniciativas tiveram como tema “Reparte com alegria, como a Jacinta”. Mais que um lema, este tema foi uma exortação à caridade e à partilha.
Volvido um ano desde a abertura do centenário , o reitor do Santuário de Fátima confirmou, em declarações a esta Sala de Imprensa, que este convite à caridade tomou a forma de iniciativas concretas.
 
“Houve muitos gestos de partilha de amor, de bens, de tempo, de capacidades. A figura da Jacinta foi inspiradora de muitas acções desenvolvidas pelo país inteiro por grupos de crianças e de adultos. No Santuário de Fátima levou a uma maior atenção às necessidades materiais dos pobres e a um grande desenvolvimento do Centro de Acção Social”, sublinha o Padre Virgílio Antunes.
Várias celebrações e iniciativas marcaram este ano dedicado à Jacinta.
“Considero como momento mais marcante a peregrinação das crianças, no dia 10 de Junho de 2010. Foi a maior peregrinação de crianças, dentro de uma já longa história, de mais de 30 anos. Depois, a realização do Congresso sobre Jacinta Marto, que teve o maior número de participantes dos últimos anos, 510. Finalmente, a exposição vista por muitas dezenas de milhares de pessoas, num total de 326.163”.
Em peregrinação a este Santuário, a 13 de Maio de 2010, o Papa Bento XVI disse, sobre as três crianças videntes: “Então eram só três, cujo exemplo de vida irradiou e se multiplicou em grupos sem conta por toda a superfície da terra, nomeadamente à passagem da Virgem Peregrina, que se votaram à causa da solidariedade fraterna”.
 
Quase um ano depois, o Padre Virgílio Antunes recorda na peregrinação do Papa uma profunda ligação aos videntes. “Toda a peregrinação do Papa foi vivida no contexto do décimo aniversário da beatificação dos Pastorinhos e o Santo Padre teve isso em conta. Além disso, a Jacinta teve uma devoção tão grande pelo Papa, que não pôde deixar indiferente Bento XVI”, considera.
PDF

HORÁRIOS

05 jul 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.