12 de janeiro, 2025

santuario-de-fatima-reitor-carlos-cabecinhas-12-janeiro-2025-festa-do-baptismo-do-senhor-3.jpg

“Celebrar o Batismo de Jesus é convite à consciência da condição de batizados e à união com Deus”

Na missa da Festa do Batismo do Senhor, celebrada na Basílica da Santíssima Trindade, o reitor do Santuário de Fátima evidenciou a oração como elemento fundamental da identidade dos batizados.

 

Na missa celebrada na Basílica da Santíssima Trindade, esta manhã, 12 de janeiro, que assinalou o Batismo do Senhor, o reitor do Santuário de Fátima evidenciou a oração como elemento fundamental da identidade dos batizados.

O padre Carlos Cabecinhas convidou os muitos peregrinos presentes na Basílica da Santíssima Trindade a olhar para a festa do Batismo de Jesus como "exortação à tomada de consciência da nossa condição de batizados e do que isso implica" e destacou a oração enquanto "elemento fundamental da nossa identidade de batizados".
 
O presidente da celebração começou por lembrar que o Batismo de Jesus é continuação da Solenidade da Epifania e que encerra o Natal.

Propôs, depois, aos peregrinos uma reflexão centrada em passagens do Evangelho que narra o Batismo do Senhor: "como escutámos, o evangelista diz-nos que Jesus foi batizado e, enquanto orava, ficou cheio do Espírito Santo e do céu fez-se ouvir uma voz: 'Tu és o meu Filho muito amado: em Ti pus toda a minha complacência'".

Pela leitura atenta e meditativa das palavras do evangelista, o padre Carlos Cabecinhas relevou a "forma como Jesus se apresenta ao longo da sua vida", na "procura de estar sempre com o Pai" e tendo na oração "essa presença e comunhão constantes". "Por isso, o Evangelho sublinha que Jesus estava em oração: foi enquanto orava, depois de ter sido batizado, que se viu o sinal – a pomba – e se ouviu uma voz do Céu", referiu.
 

santuario-de-fatima-12-janeiro-2025-festa-do-baptismo-do-senhor-5.jpg


O reitor do Santuário de Fátima sublinhou a importância dos verbos "ver" e "ouvir" para a relação interpessoal com Deus e com os outros. A propósito do reflexo que a oração pode ter nas vidas de cada um, lembrou que "Jesus falou, em muitas ocasiões, da oração e da sua importância, mas não se limitou apenas a falar da oração: deu-nos o exemplo de uma vida ritmada pela oração".

O padre Carlos Cabecinhas salientou que a importância da oração na identidade dos batizados está espelhada na mensagem de Fátima, que insiste também na "importância e na necessidade de rezarmos diariamente, cuidando constantemente da nossa relação com Deus", recordando que "a exortação a rezar aparece em cada aparição e tornou-se elemento central na vida dos Pastorinhos de Fátima".
 
Na conclusão da homilia afirmou que "celebrar o Batismo de Jesus é convite à consciência da nossa condição de batizados e à nossa união com Deus".

 

santuario-de-fatima-12-jan-2025-festa-do-baptismo-do-senhor-6.jpg

 

PDF

HORÁRIOS

23 fev 2025

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.