13 de maio, 2005

Celebração Litúrgica dos Beatos Francisco e Jacinta Marto
20 de Fevereiro de 2005
Processo documental para a canonização dos Beatos de Fátima está encerrado
Fátima viveu esta manhã (20 de fevereiro de 2005) mais um momento de fé. Ocorreram a este Santuário 4.500 pessoas, que participaram na Celebração Litúrgica dos Beatos Francisco e Jacinta Marto, às 11 horas. As crianças, no final da Santa Missa, foram abençoadas pelo Bispo da Diocese de Leiria-Fátima, que estendeu a bênção às crianças do mundo inteiro.
Durante a celebração eucarística, mostrando-se “honrado”, “quase vaidoso”, com o facto de Deus ter escolhido três crianças portuguesas para, através de Nossa Senhora, fazer chegar a Sua Mensagem, o prelado disse, a respeito do processo de Canonização de Francisco e Jacinta Marto: “Esperamos que o Papa João Paulo II possa declarar a canonização dos Beatos Francisco e Jacinta”, processo que conhece etapas decisivas no Vaticano, com o encerramento da Positio Super Mira, com a possibilidade de se provar a cura, por intercessão dos dois videntes de Fátima, de um menino filho de emigrantes portugueses residentes na Suiça, o Filipe.
Em declarações, no final da Celebração Litúrgica dos Beatos, D. Serafim esclareceu:  “(O encerramento da Positio) quer dizer que o processo documental está completo, traduzido em italiano, definitivamente encerrado e entregue ontem, dia 19 de Fevereiro, a Sua Eminência, o senhor Cardeal Prefeito da Congregação da Causa dos Santos (D. Saraiva Martins). A partir daí, vai ser submetido ao parecer de júris cardinalícios e médicos. E depois, sim, a sentença final é decisão do Papa”.

Inicialmente prevista para o Recinto do Santuário, a celebração foi transferida para a Basílica, devido ao frio e ao vento que se faziam sentir, e por se julgar que, apesar de ser um grande dia para os devotos dos Beatos de Fátima, muitas pessoas iriam ficar nas suas terras para votar, por ser dia de Eleições Legislativas.
No entanto, com o aproximar das 11 horas o número de participantes foi aumentando de tal forma que tiveram que ser abertas as galerias superiores do templo de oração. Centenas de pessoas acompanharam as cerimónias de pé e outras largas centenas ficaram no exterior, acompanhando a cerimónia pelos ecrãs televisivos instalados junto das portas laterais da Basílica, ou via altifalante, junto à porta principal.
A celebração foi presidida pelo bispo da diocese de Leiria-Fátima, D. Serafim de Sousa Ferreira e Silva, tendo concelebrado o Bispo de Patos Minas (Brasil), D. João Bosco Óliver de Faria, o Reitor do Santuário, Monsenhor Luciano Guerra, e vários sacerdotes de Portugal e de outras partes do mundo.
“Saúdo-vos com muita amizade. Estamos a testemunhar, a viver, a aquecer a nossa fé”, disse D. Serafim, durante a homilia, explicando que a presença de sacerdotes e peregrinos vindos do estrangeiro, nomeadamente dos Estados Unidos da América, Polónia, Itália e de Espanha, para além do elevado número de portugueses, era exemplo da união universal da Igreja de Deus, em Fátima.
Recorde-se que data escolhida para a celebração - 20 de Fevereiro -, realizada pela 5.ª vez neste Santuário, explica-se pelo facto de ser o dia do falecimento da Beata Jacinta Marto, que morreu santamente a 20 de Fevereiro de 1920, no Hospital de D. Estefânia - Lisboa, depois  de uma longa e dolorosa doença, oferecendo todos os seus sofrimentos pela conversão dos pecadores, pela paz no mundo e pelo Santo Padre.
Referindo-se à celebração das exéquias da Irmã Lúcia de Jesus e do Coração Imaculado, no passado dia 15, em Coimbra, o bispo de Leiria-Fátima disse-se “emocionado ao ver a fé, a força deste povo”.
 “A vidente mais velha (Lúcia) acaba de partir (…), a Igreja ainda não oficializou o seu culto. A título particular podemos rezar à Irmã Lúcia (…), a título oficial só depois da beatificação ou canonização”, explicou.
“Tenho a certeza que a Irmã Lúcia já se encontrou com a Jacinta e o Francisco e já viu a Senhora mais brilhante que o sol”; afirmou D. Serafim acrescentando que “não é fantasia, não é ilusão, (…), é Cristo que nos revela o Pai e nos pede para sermos simples, puros”, como os videntes de Fátima.
A missa da Celebração Litúrgica dos Beatos de Fátima teve como coro a “Schola Cantorum. Os Pastorinhos de Fátima”, coro infantil do Santuário de Fátima cuja primeira apresentação pública decorreu precisamente há um ano atrás, a 20 de Fevereiro de 2004, na Capelinha das Aparições.
 
Votar – Direito Cívico
No início da missa, o Reitor do Santuário. Pe. Luciano Guerra, disse aos presentes, ao explicar que não julgava ver tanta gente em Fátima por ser dia de Eleições Legislativas: “É melhor que vão votar”.
No final da homília o bispo D. Serafim também sublinhou que o voto é um direito e um dever cívico.
 
-------
Nota: Celebração Liturgica dos Beatos Francisco e Jacinta 2004 - Notícia neste site, em Centro de Comunicação Social/ Notícias/ Arquivo 2004
PDF

HORÁRIOS

07 jul 2024

Missa, na Basílica da Santíssima Trindade

  • 09h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.