17 de outubro, 2007

Carta de Sua Santidade Bento XVI, ao Legado Pontifício por ocasião das celebrações de conclusão do 90º aniversário das Aparições da Bem Aventurada Virgem Maria, em Fátima (12 e 13 Outubro 2007)

Ao Nosso Venerável Irmão
Eminentíssimo Cardeal Tarcisio Bertone
Secretário de Estado

Por ocasião da celebração do 90º aniversário das Aparições da Bem Aventurada Virgem Maria, em Fátima, realizam-se celebrações em honra da Mãe de Deus em várias regiões no mundo, em que o clero e os fiéis cristãos invocam continuamente a Sua intercessão junto do Filho de Deus. De modo solene, honra-se a Mãe do Senhor, na diocese de Leiria-Fátima, na terra que Ela amou peculiarmente e onde, há 90 anos apareceu aos pequeninos. Recebemos com espírito de alegria, o pedido que nos fizeram, o Venerável Irmão Jorge Ferreira da Costa Ortiga, Arcebispo de Braga, e Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, e também o Venerável Irmão António Augusto dos Santos Marto, bispo de Leiria-Fátima, em nome de todos os fiéis em Portugal, solicitando humildemente para que Nós próprios enviássemos a Fátima o Nosso Secretário de Estado como Legado, para as celebrações religiosas de encerramento deste aniversário, que decorrerão nos próximos dias 12 e 13 de Outubro, em espírito festivo.
Anuindo de boa vontade a este pedido, pensamos em Ti Venerável Irmão Nosso, que és o colaborador próximo dos Nossos trabalhos quotidianos, e também conhecido arauto das aparições da Bem Aventurada Virgem Maria de Fátima. Por isso, através desta carta, designamos-te  Nosso Legado, encarregando-te de presidir, em Nosso nome, às sagradas celebrações, nestes dias festivos, em Fátima, e também de dares a conhecer com alegria os Nossos sentimentos pastorais aos fiéis aí congregados. Acerca de Maria, anunciarás que “dando o seu consentimento à palavra divina, tornou-se Mãe de Jesus e, não retida por qualquer pecado, abraçou de todo o coração a vontade salvífica de Deus, consagrou-se totalmente, como serva do Senhor, à pessoa e obra de seu Filho” (Lumen gentium, 56), e assim exortarás a todos para a necessidade de renovar a sua vida espiritual e dar conveniente testemunho de fé.
Assim, através de Ti, saudamos cordialmente a todos os bispos, a todo o clero e ao povo português, e temos a certeza de que todos eles, em espírito renovado, dedicarão todas as suas energias à obra da nova evangelização. A todos os fiéis que estão em Portugal ou que chegam em peregrinação àquele lugar sagrado, acompanhamo-los com a nossa prece, suplicando a Deus omnipotente para que, sustentados pela protecção materna da Bem Aventurada Virgem Maria, possam observar mais diligentemente, na vida de cada dia, o preceito do amor.
Atendendo à tua missão de tão grande relevância, Venerável Irmão Nosso, concedemos a Ti e a todos os participantes nas celebrações, muito afectuosamente, a Bênção Apostólica, penhor da nossa particular benevolência.
Castelgandolfo, no dia 16 de Setembro, ano 2007, Terceiro do Nosso Pontificado
Bento XVI
PDF

HORÁRIOS

06 jul 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.