12 de dezembro, 2011

D. Jorge Ortiga apela à mudança de rumo para se devolver a alegria às pessoas
“Está na hora de inverter o rumo, porque a dor do meu irmão, vizinho, amigo, conhecido ou desconhecido, também é a minha dor e tristeza”, apelou D. Jorge Ortiga no Santuário de Fátima, na missa dominical internacional de 11 de Dezembro. A celebração  ficou marcada pela apresentação da “Operação 10 Milhões de Estrelas – Um gesto Pela Paz”, promovida da Caritas Portuguesa, e pela bênção das imagens do Menino Jesus que a convite do Santuário de Fátima os peregrinos traziam consigo.
“Urge, assim, retomar valores que têm sido preteridos no desenvolvimento de todos os Homens e do Homem todo”, acrescentou D. Jorge Ortiga, arcebispo de Braga e presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social, na homilia da celebração, em que chamou a atenção para a necessidade de “devolver às pessoas a alegria que Deus lhes concedeu por herança, mas que muitos têm deserdado das suas vidas”.
Num mundo “estranho e paradoxal”, em que “verificamos excessiva sensibilidade perante determinadas realidades e esquecemo-nos de ver outras”, afirmou o prelado, a diferença cristã, “a luz da nossa identidade”, deve “iluminar o mundo actual com os raios de esperança”.
Quase a finalizar a eucaristia celebrada na Igreja da Santíssima Trindade, no terceiro domingo de Advento, conhecido como Domingo da Alegria, cada diocese acendeu uma vela na vela do presidente da celebração.
Uma por uma, cada vela, com a “Luz da Paz” foi levada a todas dioceses e paróquias portuguesas. Um gesto simbólico, realizado junto do altar, que “deve suscitar comportamentos concretos de atenção aos mais carenciados”, disse D. Jorge Ortiga.
Os resultados desta campanha, na nona edição, chegarão ao Fundo Social Solidário, para que as Caritas Diocesanas possam continuam a responder aos inúmeros pedidos que lhes chegam. Outra parte da receita reverterá para as crianças da Somália. Além deste apoio concreto que se pretende da população, a campanha da Caritas, sublinhou D. Jorge Ortiga” visa “sensibilizar a opinião pública para as questões da solidariedade, da justiça e da paz”.
No momento da oração dos fiéis realizou-se a bênção das imagens do Menino Jesus que os peregrinos traziam consigo. Todos rezaram para que “estas imagens de Jesus, que está para vir até nós, sejam, nas nossas casas, sinal da Vossa presença e do Vosso amor.”
“Abri o nosso coração, para que saibamos receber Jesus na alegria, fazer sempre o que ele pede e vê-lo em todos os que precisam do nosso amor”, rezou-se em Fátima.
A homilia de D. Jorge Ortiga, intitulada “Devolver uma alegria deserdada”, está disponível, na integra em: www.diocese-braga.pt
A página oficial desta campanha da Caritas: http://www.caritas.pt/site/estrelas/
 
ARQUIVO:
A 11 de Dezembro, terceiro domingo do Advento, todos são convidados a trazer ao Santuário de Fátima as imagens do Menino Jesus dos seus presépios para serem benzidas, um gesto simples que pretende lembrar o verdadeiro sentido do Natal: o nascimento do Menino Jesus.
A Bênção far-se-é na missa das 11:00, na Igreja da Santíssima Trindade.
Representantes da Caritas em Portugal participarão na celebração, a propósito da campanha "10 Milhões de Estrelas-Um Gesto Pela Paz 2011".
"Com uma forte componente solidária - para contribuir, basta um euro -  esta campanha irá ajudar a minorar as dificuldades de muitas famílias portuguesas", referiu Eugénio Fonseca, presidente da Caritas Portuguesa, à Rádio Renascença.
Um total de 65% das verbas recolhidas será canalizado para as Cáritas Diocesanas. O restante apoiará um projecto de luta contra a fome na Somália.
Outras informações sobre esta campanha da Caritas: http://www.caritas.pt/site/estrelas/
Programa de Natal no Santuário de Fátima
Foto: Pormenor do presépio colocado na Igreja da Santíssima Trindade no tempo de Natal, da autoria de Clara Menéres.
PDF

HORÁRIOS

23 dez 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.