25 de janeiro, 2009

Na manhã de 25 de Janeiro, em conferência de imprensa realizada na Casa de Nossa Senhora das Dores, no Santuário de Fátima, o bispo sírio D. Antoine Audo, da Diocese de Alep, e que presidiu à Eucaristia da celebração nacional do Ano Paulino, falou aos jornalistas das dificuldades e perseguições aos cristãos, em especial os do rito caldeu, no Iraque.
D. Audo falou de uma grande movimentação de cristãos dentro do Iraque, de famílias que se deslocam para o norte do país, sobretudo para o Curdistão, e também para a Síria, e denunciou que "há um discurso nos ´media´ muçulmanos, nas mesquitas, nas escolas" de que o Islão está no "início da conquista da Europa".
O prelado quis no entanto deixar uma mensagem de esperança no futuro, por acreditar que o novo presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, poderá encontrar uma solução para os problemas do Iraque.
“Espero que (com) a mudança do Presidente nos Estados Unidos da América possamos ter um tempo de paz e de segurança”, disse.
Relativamente ao seu próprio país, a Síria, o bispo de Alep caracteriza-o como “relativamente calmo” no que toca às relações entre muçulmanos e cristãos, com relações de respeito mútuo.
A Síria é um país “moderado, onde os cristãos vivem com dignidade e são muito respeitados”, essencialmente por duas razões: por os cristãos serem pessoas competentes nas profissões que desempenham e por serem pessoas de confiança.
Ainda assim, apesar do diálogo existente entre muçulmanos e cristãos, no dia-a-dia, na vida e no trabalho, e de haverem momentos pontuais de contactos directos entre os diferentes líderes – "momentos fortes, simbólicos” neste desejo de construção da paz – , falta ainda, considera D. Antoine Audo, o “diálogo oficial a nível teológico”.

PDF

HORÁRIOS

20 nov 2024

Missa, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.