13 de setembro, 2013


Cónego Emanuel Silva nomeado Vice-Reitor do Santuário de Fátima 
 
O Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, nomeia Vice-Reitor para o Santuário de Fátima o Cónego Emanuel André Matos e Silva, da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, e atualmente Capelão do Santuário de Fátima. Assume o novo cargo na data do decreto de nomeação, 13 de setembro de 2013.
 
O mesmo documento decreta que o P. Marcos Roberto Pereira, da Comunidade Canção Nova, é nomeado Capelão dos estabelecimentos prisionais de Leiria, e o P. Miguel de Azevedo de Santiago Sottomayor é nomeado Diretor Diocesano do Apostolado da Oração.
 
Decreto Episcopal
 
Emanuel Matos Silva 
Nascido em Abrantes a 12 de novembro de 1966, Emanuel Matos Silva é sacerdote da diocese de Portalegre-Castelo Branco. Foi ordenado presbítero a 14 de julho de 1991 e nomeado cónego a 11 de junho de 2000.

Tem licenciatura em Teologia pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (1991) e mestrado em Teologia Sistemática pela mesma faculdade (1997). Possui uma vasta experiência como docente e formador nestas áreas.

A 18 de julho de 2012 foi nomeado capelão do Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima por D. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima, com a anuência de D. Antonino Dias, Bispo de Portalegre-Castelo Branco. Entrou em funções em Fátima a 3 setembro desse ano.

O Vice-Reitor do Santuário de Fátima mantém-se diretor do Serviço de Pastoral Litúrgica da mesma instituição. É também o secretário da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios, entre outros cargos e funções de docência e pastorais.
Reitor do Santuário de Fátima deseja felicidades ao Vice-Reitor
“O Vice-reitor será uma preciosa ajuda no desempenho da missão do Reitor”
O Cónego Emanuel Silva foi hoje nomeado pelo Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, Vice-Reitor do Santuário de Fátima. A Reitoria do Santuário passa assim a ser composta pelo Reitor, pelo Vice-Reitor e pelo Secretário da Reitoria. O Vice-Reitor é uma figura prevista no Regulamento interno da instituição, mas inexistente nos últimos anos.

A ampliação do plano de atuação do Santuário fez com que o atual Reitor, Padre Carlos Cabecinhas, sentisse ser “oportuno e necessário” solicitar ao Bispo de Leiria-Fátima a nomeação de um Vice-Reitor.

“O Santuário de Fátima tem alargado progressivamente o seu campo de ação. Hoje, as exigências são claramente mais extensas do que eram antes, daí esta necessidade da existência de um Vice-Reitor”, explica o Reitor do Santuário de Fátima.

O Centenário das Aparições, em 2017, foi outro dos fatores que levaram a esta decisão: “A celebração do Centenário das Aparições representa um acréscimo significativo de atividades e de campos de ação, mas também um acréscimo de aspetos da ação pastoral do Santuário que pensamos ser nosso dever continuar no futuro”.

No processo de discernimento, o Reitor ouviu o Conselho de Diretores de Serviços (CODIS) e o Conselho de Capelães (COCA), os dois órgãos colegiais que apoiam o Reitor nas decisões mais relevantes para a vida do Santuário de Fátima.

“O Vice-Reitor será uma preciosa ajuda no desempenho da missão do Reitor. Por isso, agradeço ao senhor D. António Marto ter acedido ao meu pedido de nomeação do Vice-Reitor e agradeço ao Cónego Emanuel Silva a sua disponibilidade para o serviço que agora lhe é pedido”, sublinha o Reitor.
Interrogado sobre o motivo da escolha do Cónego Emanuel Silva, o Reitor realça que o requisito fundamental para a indigitação de alguém para a função de Vice-Reitor “é a confiança do Reitor e a ponderação das suas capacidades para desempenhar as funções para que é nomeado”. 
O Regulamento indica que ao Vice-Reitor “compete o desempenho das funções que o Reitor lhe atribuir e substituir o Reitor nas suas ausências”. Em termos práticos, explica o Reitor, “o Cónego Emanuel Silva assumirá a responsabilidade direta por algumas áreas de ação que antes dependiam diretamente de mim, continuando à frente do Serviço de Pastoral Litúrgica (SEPALI), uma vez que as celebrações são a principal atividade pastoral do Santuário”. 
Nas mesmas declarações à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima, o padre Carlos Cabecinhas termina com uma mensagem ao Vice-Reitor: “Ao Cónego Emanuel desejo as maiores felicidades no desempenho da nova missão. Uma missão bela, porque de serviço a Deus, por meio de Maria, a nossa Mestra, e aos peregrinos que nos visitam”.

“Nos corações e nos olhos de cada peregrino cruzam-se o Céu e a Terra.
 
O Cónego Emanuel Silva foi hoje nomeado pelo Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, Vice-Reitor do Santuário de Fátima. Em declarações à Sala de Imprensa do Santuário, o agora Vice-Reitor conta que recebeu o convite para assumir o cargo “com os sentimentos de surpresa e de admiração de quem se tem a si apenas como mais um simples ilustre desconhecido e a quem, repentinamente, sem ele saber como nem porquê, é feito um desafio que, humanamente, o supera mas que, com a graça de Deus, o obrigará a crescer e fortificar-se para ganhar capacidades”.
 
As expetativas são as melhores: “O que não se dá, perde-se. As expetativas são as que são geradas pela possibilidade de colaborar, em conjunto com a imensa e variada equipa que trabalha no Santuário de Fátima, num projeto de Igreja”.
 
Em termos de funções a desempenhar, o Cónego Emanuel Silva sublinha que trabalhará “sempre em estreita colaboração com o Reitor do Santuário e na dependência direta da sua orientação”. 
 
O Vice-Reitor do Santuário de Fátima, que mantém a diretoria do Serviço de Pastoral Litúrgica (SEPALI), iniciou serviço no Santuário em setembro de 2012, como capelão e diretor do SEPALI. “Nunca tinha colaborado a tempo inteiro num projeto e num dinamismo da vida da Igreja com as dimensões e os desafios do Santuário de Fátima”, recorda o Cónego Emanuel Silva. 
 
“Por isso, a experiência de trabalho no Santuário de Fátima tem sido, fundamentalmente, uma experiência de aprendizagem e de colaboração na medida das minhas capacidades”, afirma. 
 
A principal missão do Santuário de Fátima, definem os Estatutos da instituição, “é acolher os peregrinos e propor-lhes a vivência da Mensagem de Fátima”.
 
Convidado a apresentar uma breve reflexão sobre a atualidade da Mensagem de Fátima, o Vice-Reitor destaca que “Fátima é um mistério para ser tocado com muita delicadeza, à maneira de Francisco, Jacinta e Lúcia: ‘Gosto tanto de Deus!’ ”. 
 
“As aparições de Fátima, na experiência do encontro da Mãe do Céu com a Humanidade, contêm tudo o que o Céu tem para dizer à terra e tudo o que a terra precisa ouvir do Céu. A Senhora mais brilhante que o Sol não assusta nem amedronta, antes gera paz, confiança e capacidade de renovação no amor”, refere.
 
Em Fátima, acrescenta, “todos os homens e mulheres se podem dizer a Deus pelas mãos da Mãe do Céu; e aqui todos os homens e mulheres se podem acolher e receber reconstruídos por Deus pelas mesmas mãos da Mãe do Céu. Fátima é, por isso, uma escola de fé e de oração, uma escola de entrega e de confiança, uma escola de vida. A humanidade precisa destas escolas”.
 
“A mensagem de Fátima, por um lado, e as angústias e esperanças da humanidade, por outro, são indissociáveis. Fátima é resposta e convite”, refere. 
 
E o que esperam os peregrinos deste Santuário? Para o Cónego Emanuel Silva, “os milhares e milhares de peregrinos que acorrem continuamente ao Santuário não são apenas números de visitas”, isto porque, “no mais íntimo de cada um há uma história, um pedido, uma oração, um desejo, uma ação de graças. Nos corações e nos olhos de cada peregrino, pela delicadeza da maternidade de Nossa Senhora, cruzam-se o Céu e a Terra”. 
 
“Fátima fala sempre daquilo que é essencial para que a Humanidade seja feliz”, conclui o Vice-Reitor do Santuário de Fátima. 
 
 
 
LeopolDina Simões
 

PDF

HORÁRIOS

18 nov 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço

Missa, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.