03 de maio, 2009

No dia em que, no Vaticano, São Nuno de Santa Maria foi canonizado, a 26 de Abril, no Santuário de Fátima, D. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima, durante a Eucaristia internacional celebrada no Recinto de Oração, colocou em evidência “a grandeza da figura humana e cristã” de São Nuno de Santa Maria, que considera ser uma “referência nacional”.
D. António Marto destacou na vida do novo santo português a atenção aos mais desprotegidos, e apontou o dedo para as actuais injustiças no mundo.
“A escuta do clamor dos pobres, a dedicação aos mais pobres de entre os pobres, aos excluídos e marginalizados, são sempre as primeiras vítimas desta crise socio-económica por que passamos, fruto da avidez, da ganância do lucro imediato. Até neste aspecto o Santo nos obriga a interrogarmo-nos: porquê, de um momento para o outro, surgem nos países do mundo inteiro milhões e milhões de euros ou de dólares para salvar os poderosos e o seu sistema financeiro e nunca houve esse capital para erradicar a pobreza do mundo? Deixo só como interrogação, sem querer fazer qualquer demagogia, mas deve levar-nos a pensar como o estado do mundo está mal e é injusto”, disse.
A canonização de São Nuno de Santa Maria, disse, é “um apelo a um sentido de cidadania exemplar, para que os cristãos sejam cidadãos dignos do Evangelho de Cristo, que vivem como cidadãos no mundo animados pelas virtudes evangélicas da honradez, da honra, da palavra, da responsabilidade social, do amor pelo bem comum, do amor pelo próximo, do amor pela pátria. É um apelo a um sentido nobre da política, da arte de governar, inspirada nos valores do humanismo cristão, para que haja mais e melhor democracia – democracia como virtude e como cultura de dignidade da pessoa humana, do respeito pela pessoa humana, pela vida humana, pela justiça, pela equidade, pela verdade, pela transparência – (é este) o sentido nobre e grande da política. É possível ser santo na política, vivendo destes valores”.
 
 
PDF

HORÁRIOS

06 jul 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.