12 de setembro, 2016

3J3A5628.JPG

 

Bispo de Setúbal exorta peregrinos de Fátima a viverem a fé como Maria e não com saudades do passado «como se Deus fosse uma peça de museu»

D. José Ornelas Carvalho é o presidente da Peregrinação Internacional Aniversária de setembro que tem por tema "Alegremo-nos e façamos festa" (Lc 15, 22-24)

 

O bispo de Setúbal apelou esta segunda feira aos peregrinos presentes na Cova da Iria, na Peregrinação Internacional Aniversária de setembro, a serem capazes de imitar a disponibilidade de Maria para «escutar a palavra de Deus», «pô-la em prática» e, a serem agentes ativos na construção de uma sociedade nova.

«Não olhem com indiferença para os milhões de refugiados e miseráveis, que ficam à margem das estradas da nossa sociedade. Animados pela Palavra e pelo Espírito de Deus, sejam portadores de vida, de misericórdia para as vossas famílias e comunidades», disse o bispo de Setúbal sublinhando a importância da disponibilidade para a escuta da palavra de Deus como Maria, mas sobretudo de a transformarem em gestos concretos.

«Juntos sentimos a urgência de pedir a Deus e de empenhar-nos seriamente na eliminação da guerra, da injustiça, da indiferença perante a miséria e os conflitos que afligem milhões de pessoas em todo o planeta. Nesta vigília, junto de Maria, Mãe da Igreja, oremos por um mundo de justiça, de amor e de paz», disse por fim  D. José Ornelas Carvalho.

Na homilia da missa internacional D. José Ornelas Carvalho lembrou que a exemplo de Maria, que enfrentou dificuldades e não teve medo da novidade e da mudança deixando-se «surpreender, guiar e proteger por Deus», também toda a Igreja deve estar aberta à mudança e à novidade.

«Abram-se à força renovadora do Espírito e deixem-se guiar por Ele, que é mestre para ciar nova vida e nova esperança», disse D. José Ornelas Carvalho exortando os presentes a não ficarem «simplesmente a ver passar procissões, mas a tomar ativamente parte nelas».

«Não vivam apenas com saudades do passado, como se Deus fosse uma peça dos vossos museus», precisou o prelado.

«Não tenham medo do mundo que muda tão radical e rapidamente», porque  «Deus e o seu Espírito estão constantemente a recriar a sua Igreja para que ela seja, não apenas capaz de acompanhar, mas de ser promotora de novidade e de vida em cada época da história», disse ainda.

Dirigindo-se diretamente aos peregrinos, deixou um apelo: «que estas luzes e a união que formamos na fé e no abraço de Maria, nosso modelo e de vida e nossa Mãe, iluminem a nossa existência e a daqueles que nos rodeiam. A palavra de Deus que hoje escutámos guia-nos e ilumina-nos para modelarmos as nossas atitudes seguindo o modo de agir de Maria».

O programa desta peregrinação começou oficialmente com a saudação a Nossa Senhora e aos peregrinos, às 18h30, na Capelinha das Aparições e continuou  com a recitação do Rosário às 21h30, na Capelinha das Aparições, seguida da procissão das velas no Recinto de Oração, e Missa, uma hora depois .

A Peregrinação Internacional  Aniversária de setembro ao Santuário de Fátima continua durante a madrugada  com vários momentos de oração, como Adoração Eucarística na Basílica de Nossa Senhora do Rosário às 00h00, Via-sacra, celebração mariana.

Esta terça-feira, D. José Ornelas Carvalho vai presidir a partir das 10h00 à Eucaristia que conta com bênção dos doentes, consagração e procissão do adeus.

O prelado, doutorado em Teologia Bíblica, foi nomeado bispo de Setúbal pelo Papa Francisco, a 24 de agosto de 2015, e a ordenação episcopal realizou-se na Sé sadina a 26 de outubro.

De acordo com o testemunho reconhecido pela Igreja Católica das três crianças conhecidas como pastorinhos de Fátima (Lúcia, Francisco e Jacinta), ocorreram seis aparições da Virgem Maria na Cova da Iria e imediações, uma a cada mês, entre maio e outubro de 1917.

Para esta peregrinação internacional aniversária, concelebrada por 95 sacerdotes e três bispos, inscreveram-se 33 grupos de peregrinos, provenientes dos quatro continentes. Destaque para a Polónia e para a Itália que trazem à Cova da iria o maior número de peregrinos- 230 e 206, respetivamente- mas há também grupos da Austrália, India, Filipas, ÁSfrica do Sul, Egipto, Eslováquia, Guiné Conakry, Estados Unidos, Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha e Portugal.

A Associação dos Servitas de Nossa Senhora de Fátima prestou apoio a 1273 peregrinos até às 21h00 do dia 12 de setembro. Estão envolvidos nesta Peregrinação 76 Servitas.

PDF

HORÁRIOS

22 jan 2025

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço

Missa, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.