05 de outubro, 2017

22219628_1681291581890422_3445085856620472121_o.jpg

 

Bispo de Leiria-Fátima convida acólitos diocesanos a “servir a Palavra de Deus”

D. António Marto presidiu esta manhã à eucaristia que integra o programa da Peregrinação Jubilar dos Acólitos da Diocese de Leiria-Fátima

 

O Santuário de Fátima acolhe hoje a Peregrinação Jubilar dos Acólitos da Diocese de Leiria-Fátima.

O programateve inicio às 09h30, com concentração e acolhimento no Albergue do Peregrino. A eucaristia, na Basílica da Santíssima Trindade, foi presidida pelo Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto.

“A vida espiritual é muito importante, é preciso construir a vida espiritual, a vida interior de relação com Deus”, alertou o prelado aos cerca de 210 acólitos presentes.

D. António Marto explicou que “quando escutamos a palavra de Deus, é Deus que nos fala e fala ao coração, e quando rezamos somos nós que falamos para Deus”.

O bispo da diocese de Leiria-Fátima disse que “a palavra de Deus é Luz que ilumina os nossos caminhos e aquece o nosso coração e dá força para melhorar a nossa vida”.

“O acólito está ao serviço da palavra de Deus como luz, não para adornar, mas para servir a palavra de Deus, que é Luz”, afirmou o prelado, lembrando que “Jesus quer que sejamos seus colaboradores”.  

“Ele precisa dos nossos pés para ir ao encontro dos outros e encurtar distâncias; precisa dos nossos braços para acolher quem chega, com o calor do afeto e carinho a quem está só; precisa das nossas mãos que se estendem aos outros, que partem e repartem”, afirmou.

A manhã termina com o almoço partilhado no Albergue do Peregrino.

No período da tarde, os acólitos têm previstas algumas atividades na Igreja Paroquial de Fátima, Casa dos Pastorinhos, Loca do Anjo, Poço do Arneiro e Valinhos. Pelas 18h00 terá lugar a consagração a Nossa Senhora, na Capelinha das Aparições.

Desde 2010 que a diocese de Leiria-Fátima promove as Assembleias Diocesanas de Acólitos. A primeira decorreu na Batalha. D. António Marto, bispo da diocese, tem marcado presença em todas as assembleias, que ao longo dos anos têm acontecido pelas várias vigararias da diocese. Estes encontros têm como principal objetivo o encontro, a formação, a oração e o convívio.

Este ano, em virtude do Ano Jubilar do Centenário das Aparições, a Assembleia Diocesana foi substituída pela  Peregrinação Jubilar, com o propósito não só de se associarem às celebrações dos Centenário das Aparições, mas também evocar o padroeiro dos Acólitos de Portugal, S. Francisco Marto, canonizado a 13 de maio deste ano pelo Papa Francisco. 

PDF

HORÁRIOS

16 nov 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 16h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.