23 de agosto, 2018

3J3A8525.JPG

Bispo da Guarda pede aos peregrinos que construam uma Igreja sem esquecer “as novas circunstâncias do mundo atual”

D. Manuel Felício presidiu a celebração na Basílica na Santíssima Trindade

 

 

D. Manuel Felício, bispo da Guarda, presidiu a uma celebração na Basílica na Santíssima Trindade, inserida na peregrinação daquela diocese ao Santuário de Fátima.

A diocese da Guarda cumpriu uma tradição com décadas, e em função desse facto, o prelado frisou que os mais de 3 mil peregrinos ali presentes querem “caminhar com Maria ao encontro do seu filho muito amado, Nosso Senhor Jesus Cristo”.

Concelebraram D. António Costa, bispo de Viseu, D. Diamantino Prata de Carvalho, bispo emérito da diocese de campanha, no Brasil, vários sacerdotes e diáconos, e D. Manuel Felício lembrou que “a Igreja que todos nós queremos construir, segundo o exemplo dos Apóstolos e de Maria Santíssima, Mãe de Cristo, nossa Mãe”, é um plano “de Igreja que nós hoje assumimos a responsabilidade de viver atentos às novas circunstâncias do mundo atual”.

“O mundo atual espera de nós em primeiro lugar, fidelidade a Cristo e ao seu Evangelho”, e vir a Fátima em peregrinação é pedir a Maria “especial proteção no caminho desta fidelidade”.

O bispo da Guarda reforçou o objetivo de reforçar “esta confiança sem medida na pessoa de Jesus”.

“Nossa Senhora, como ninguém mais, quer ajudar-nos a reforçar a fé em Jesus Cristo”, e desse modo “nós viemos em peregrinação a Fátima para aprendermos com ela a fazer tudo o que Jesus Cristo nos disser, com firme propósito de participarmos ativamente na vida e na missão da Sua Igreja”.

O prelado pediu oração Sínodo dos Bispos, em Roma, para “que o Espírito Santo inspire os delegados e depois na ajuda a levar à prática as suas propostas”.

Os peregrinos foram ainda desafiados a rezar pelo Simpósio do Clero, agendado para o próximo mês de setembro, em Fátima, por ser “um evento que toca a vida da Igreja em Portugal”.

“O serviço dos nossos padres é decisivo para a vida das nossas comunidades”, reiterou.

Esta peregrinação diocesana teve inicio ontem ao final da tarde com uma Celebração Penitencial na Basílica da Santíssima Trindade.

PDF

HORÁRIOS

03 jul 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 15h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.