30 de abril, 2016

IMG_0713b.jpeg

Bispo coadjutor de Beja exorta acólitos a serem “perseverantes” na oração tal como os pastorinhos

D. João Marcos presidiu à Missa da XX peregrinação nacional de acólitos

 

O Santuário de Fátima acolheu este sábado a XX peregrinação nacional de acólitos, iniciativa organizada pelo Serviço Nacional de Acólitos (SNA), com o apoio do Secretariado Nacional de Liturgia e do Santuário e o bispo coadjutor de Beja aproveitou a ocasião para dizer que só com a “escuta” da palavra de Deus e a “oração” se pode servir “no altar e na vida”.

“Quem não escuta a Palavra de Deus e não a põe em prática não pode entrar no templo interior do coração onde Deus nos habita, não pode subir à sala superior e fica-se pelo rés-do-chão, que é fazer a sua própria vontade, como os pagãos honestos, ou pior ainda, desce aos subterrâneos do pecado onde procura esconder-se de Deus e viver uma vida egoísta servindo-se a si mesmo, fazendo a vontade do demónio”, disse D. João Marcos.

O prelado da diocese alentejana deixou mesmo algumas questões aos acólitos sobre a qualidade da escuta dessa palavra e, sobretudo, a forma como a colocam em prática.

A este propósito lembrou o exemplo dos pastorinhos, que “neste lugar” deram o seu sim ao repto lançado pela Virgem Maria, oferecendo-se a Deus.

“Não tenhais medo de ser generosos para com Deus e respondei-Lhe como responderam os pastorinhos”, disse D. João Marcos convidando os acólitos a “perseverar em oração com Maria Mãe de Jesus”.

“Se nos tornarmos fieis” na oração “manter-nos-emos firmes no serviço humilde e diligente do Senhor e dos irmãos, quando temos vontade e quando não temos, quando nos agrada e quando nos custa, quando estamos com muitos amigos e em agradável companhia e também quando não está mais ninguém e estamos sozinhos”, disse ainda o bispo coadjutor de Beja.

“Aprender a perseverar com Maria na oração e no serviço é aprender a obedecer aos mandamentos do Senhor” e assim prosseguir a tarefa da evangelização.

No final da Eucaristia os acólitos consagraram-se a Nossa Senhora.

O programa da XX peregrinação anual de acólitos iniciou-se às 9h00 no Centro Pastoral de Paulo VI, em Fátima, com o encontro dos vários grupos de acólitos participantes; seguiu-se a participação na recitação do Terço na Capelinha das Aparições e depois a Eucaristia, no altar do recinto em vez de ser na Basílica da Santíssima Trindade, onde era habitual ser celebrada a Eucaristia.

Da parte da tarde os acólitos participam em várias atividades de animação projetadas e desenvolvidas pelo Serviço Nacional de Acólitos, que este ano atribuiu uma cor a cada uma das 21 dioceses de forma a identificar melhor a diocese de origem, de cada grupo de peregrinos (a definição da cor foi feita de acordo com o critério utilizado pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil). O tema do encontro esteve centrado na Misericórdia.

Além dos Acólitos participaram neste momento celebrativo no Santuário da Cova da Iria mais dois grupos de peregrinos, um nacional e outro internacional.

CR

PDF

HORÁRIOS

17 nov 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 16h00
Terço

Missa, na Basílica da Santíssima Trindade

  • 16h30
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.