Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima recebeu 100 anos de Música Contemporânea
3º Concerto do Ciclo de Órgão realizou-se esta tarde pela mão de António Mota.
O terceiro concerto do Ciclo do Órgão, promovido pelo Santuário de Fátima no âmbito do Centenário das Aparições de Fátima, realizou-se esta tarde por António Mota, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.
O organista é docente de órgão na Universidade de Aveiro e mantém uma intensa atividade académica materializada em diversos artigos e estudos relacionados com o órgão. O repertório do concerto desta tarde, centrou-se nos 100 anos de música contemporânea, incluindo no programa a significativa Suite Mariale de Maleingreau.
O Ciclo do Órgão, composto por seis concertos, integra o vasto programa musical oferecido pelo Santuário de Fátima no âmbito do Centenário das Aparições e propõe um repertório criado em diversas épocas e geografias, com estilos variados.
Estes concertos, que permitirão uma fruição das capacidades expressivas do órgão de tubos da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, re-estruturado, prolongam-se até outubro. O próximo - 100 Anos de Música Sacra - será empreendido pelo organista Filipe Veríssimo a 10 de julho; a 14 de agosto Giampaolo Di Rosa percorre 100 Anos de Melodias Marianas, com recurso a improvisações, e a 9 de outubro, o organista titular do Santuário de Fátima, João Santos, interpretará 100 Anos de Música Francesa, encerrando este ciclo.
CF
|