28 de março, 2018

image002.jpg

Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima acolhe Concerto de Páscoa

“Visitação à Criação de Joseph Haydn” está agendado para dia 8 de abril pelas 15h30

 

 

A Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima acolhe no próximo dia 8 de abril pelas 15h30, o Concerto de Páscoa intitulado “Visitação à Criação de Joseph Haydn”.

Esta iniciativa inserida no 1º ano do Ciclo Pastoral “Tempo de Graça e Misericórdia – Dar Graças pelo Dom de Fátima”, vai ter como interpretes o Coro Sinfónico Inês de Castro, Vera Silva, Diogo Rato Pombo, Rodrigo Carvalho, João Henriques, sob direção de Artur Pinho Maria.

Artur Pinho Maria é licenciado em Direção Musical pelo Conservatório Superior de Música de Gaia, sob a orientação do Maestro Mário Mateus.

É maestro responsável pela recém-criada Orquestra do Atlântico. É maestro responsável pela execução orquestral do programa O.P.(us) - Ópera no Património, cuja direção artística e programação estão a cargo do Maestro José Ferreira Lobo. Foi diretor artístico e maestro titular da Orquestra Clássica do Centro, de coros académicos e de coros regionais tendo ainda como maestro convidado, dirigido a Orquestra Clássica da Madeira, a Orquestra da Universidade do Minho, a Orquestra e Coro do Conservatório Superior de Musica de Vigo, a Orquestra Filarmonia das Beiras, a Orquestra do Norte, a Orquestra op. 21, a Orquestra Espoarte, a Orquestra Clássica do Centro, a Orquestra Filarmonia de Gaia e a Orquestra da Fundação Conservatório Regional de Gaia.

É maestro titular e diretor artístico do Coro Sinfónico Inês de Castro, do Coro do Porto de Aveiro, do Orfeão de Vale de Cambra, do Orfeão do Paraíso Social de Aguada de Baixo e do Orfeon Académico de Coimbra orientando ainda diversos cursos de direção coral e masterclass de técnica vocal.

Diogo Rato Pombo é licenciado em órgão pela Escola Superior de Música de Lisboa na classe de António Esteireiro e mestre em direção coral pela mesma instituição com instrução de Paulo Lourenço e orientação de João Vaz no projecto artístico Um manuscrito inédito de João Rodrigues Esteves (P-Lf A7 72/85): edição crítica e opções interpretativas.

Trabalha com o barítono Hugo Oliveira e faz a sua estreia como cantor solista na oratória A Criação de Joseph Haydn.

Rodrigo Carvalho nasceu em Penacova, onde iniciou os seus estudos musicais com o Professor Celestino Ortet.

É licenciado, pela Escola Superior de Educação de Coimbra, no Curso de Professores de Educação Musical do Ensino Básico e pela Universidade de Aveiro no curso de Música, vertente de Performance em Canto, na classe de Joaquina Ly. É ainda mestre em ensino de música, na variante de canto.

É diretor artístico do Coral Magister da Mealhada, do Coro Vox et Communio de Penacova, do qual é fundador, e do Coro Misto da Universidade de Coimbra.

João Henriques é natural de Arganil e iniciou os seus estudos musicais aos 8 anos de idade nessa localidade. No ano seguinte principiou a formação em órgão e em 2004 é organista na Igreja Matriz. Continuou o estudo de órgão com o professor José Miguel Marques na Academia Martiniana e na Escola Diocesana de Música Sacra de Coimbra com os professores Paulo Bernardino e Rui Vilão. Foi admitido no Conservatório de Música de Coimbra na classe de órgão da professora Rosa Amorim, tendo concluído o curso complementar em 2013. Frequentou master classes orientadas pelos organistas Johann Vexo e António Mota.

Em Outubro de 2013, em conjunto com alguns colegas interessados pela música coral, funda o FFUCoral, coro da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, o qual dirigiu até 2017. É, desde 2014, organista na paróquia da Sé Nova de Coimbra e, desde 2015, professor de órgão na Escola Diocesana de Música Sacra de Coimbra. Em Março de 2017 gravou como acompanhador e solista no CD A Voz e o Espírito II, do Choral Poliphonico de Coimbra.

A nível académico, concluiu o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra.

PDF

HORÁRIOS

23 dez 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 18h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.