23 de maio, 2012

O “Átrio dos Gentios” é  uma iniciativa do Vaticano para favorecer o diálogo entre crentes, ateus e agnósticos. A pedido do Papa Bento XVI, "a Igreja decidiu embarcar em uma nova etapa de diálogo, intercâmbio e ações conjuntas entre crentes e não crentes, encomendada ao Pontifício Conselho para a Cultura", explicou na altura do lançamento do projeto, que entretanto já percorreu várias países, o cardeal D. Gianfranco Ravasi, presidente do Conselho Pontifício para a Cultura.
Aproveitando a vinda a Portugal, onde presidiu à peregrinação internacional aniversaria de maio, o Cardeal Gianfranco Ravasi apresentou esta ação à comunicação social portuguesa.
Nas suas declarações aos jornalistas, D. Gianfranco Ravasi destacou que o “Átrio dos Gentios” pretende “fazer o encontro entre povos crentes e não crentes" e tem como palavra “fundamental” a palavra “diálogo - encontro entre dois discursos", conversa “olhos nos olhos”.
“O verdadeiro problema que existe não é o discurso teórico, de nível elevado, mas sim o da indiferença religiosa, popular, onde não há interesse, nem busca de Deus, ou o ateísmo de tipo irónico ou sarcástico", daí a importância desta proposta de encontro.
Em Guimarães e em Braga em novembro
As cidades de Guimarães e de Braga, acolhem, respetivamente, a 16 e a 17 de novembro deste ano, uma das próximas sessões do “Átrio dos Gentios”. O tema para o diálogo será “O Valor da Vida”.
A organização da iniciativa em Portugal cabe ao Instituto de História e Arte Cristãs. "Os modelos antropológicos que servem de fundo para as normativas da bioética orientam o valor de um ato humano. Mas o futuro depende do empenhamento de todos no diálogo, em contexto interdisciplinar e no respeito pelas estruturas epistemológicas das diversas formas de saber", refere a equipa organizadora do projeto em Portugal.
Agnósticos, crentes, não crentes, personalidades das mais diversas sensibilidades políticas e cientistas são convidados a refletir sobre o valor da vida.
D. Jorge Ortiga, arcebispo de Braga, também presente na conferência de imprensa de apresentação do projeto, realçou o simbolismo do anúncio ter ocorrido em Fátima. “Nesta proposta da nova evangelização, grande prioridade da Igreja também em Portugal, não haveria melhor lugar do que este (para apresentar a sessão portuguesa)”.
“O acontecimento será não apenas um acontecimento em Guimarães e em Braga, mas terá uma dimensão um pouco mais nacional, porque poderá ter a presença de muitas outras pessoas”, acrescentou.
O programa final será apresentado em setembro, mas, em nome da organização portuguesa, Isabel Varanda, já adiantou a presença do neurocientista português radicado nos Estados Unidos da América António Damásio e do próprio cardeal D. Gianfranco Ravasi.
Outras informações: www.atriodosgentios.pt 
 
PDF

HORÁRIOS

04 jul 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 15h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.