17 de novembro, 2008

 

Missão depois do Congresso
Os Animadores Missionários ‘Ad Gentes’ (ANIMAG) realizaram em Fátima a sua Assembleia Anual, de 11 a 14 de Novembro. ‘Animação Missionária Ad Gentes em Portugal pós Congresso Missionário’ foi o tema que congregou os cerca de 40 participantes delegados dos 20 Institutos Missionários.
D. António Couto, Presidente da Comissão Episcopal das Missões, foi o primeiro interveniente que, apoiado no seu estututo de biblista, apresentou a Evangelização como a prioridade das prioridades da Igreja e pediu uma vaga de fundo de Missão em Portugal, para já. Como referência, o Bispo apresentou S. Paulo que teve a intuição de se rodear de bons colaboradores que garantiram o sucesso da sua pastoral. O horizonte ‘ad gentes’ é o único que faz sentido aqui, pois a maioria das pessoas anda noutra onda que não a do Evangelho.
O P. Virgílio Antunes, Reitor do Santuário de Fátima, seguiu Bento XVI para falar de Maria como Estrela da Evangelização. O Santuário de Fátima é um espaço aberto à Evangelização e por ali tem de passar a Missão da Igreja. Fátima está no mundo e é um lugar de afirmação de Deus e da Igreja, aposta na centralidade das Escrituras, e dos Sacramentos, no amor ao próximo e na oração pelos pobres.
O P. Manuel Durães, Director das Obras Missionárias Pontifícias, fez um balanço muito positivo do Congresso Missionário e mostrou a disponibilidade para continuar a apoiar toda a Animação Missionária que se faz em Portugal. O P. Vítor Mira, director do Serviço de Animação Missionária da Diocese de Leiria-Fátima, falou da geminação desta Diocese com a do Sumbe e do dinamismo missionário que tal Missão tem gerado.
O P. Jorge Guarda, Vigário-Geral da Diocese de Leiria-Fátima, falou do programa de pastoral desta Diocese, salientando a importância da geminação com o Sumbe e da colaboração dos Institutos Ad Gentes na Animação Missionária num testemunho de comunhão.
A Fundação Evangelização e Culturas (FEC), a Associação de Imprensa Missionária (Missão Press) e a Antena Portuguesa ‘Fé e Justiça África – Europa’ (AEFJN) partilharam as iniciativas em que estão envolvidas nos âmbitos missionário e solidário.
A Assembleia foi marcada por celebrações e momentos de partilha das actividades realizadas de norte a sul do país. Foi tempo de balanço e de programação. Houve ainda espaço de cultura e convívio, com a visita guiada ao Convento de Cristo, em Tomar, lugar de referência para a Missão em Portugal, através dos Missionários da Boa Nova.
Os Animadores Missionários saíram de Fátima com dois destinos de Missão na linha do horizonte: Valença do Minho (Viana) e Rio de Mouro (Lisboa) onde se vão realizar as próximas Semanas de Animação Missionária. 
P. Tony Neves
PDF

HORÁRIOS

06 jul 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.