25 de outubro, 2008

Santuário de Fátima acolhe a Diocese de Setúbal em peregrinação

Sete mil peregrinos da Diocese de Setúbal terminam esta tarde (25 Out.), na Igreja da Santíssima Trindade, a sua peregrinação Fátima, com o Canto do Akatistos (cântico litúrgico mariano).
Uma das celebrações principais desta peregrinação anual foi a Missa, celebrada às 11h00, também na Igreja da Santíssima Trindade. Presidida por D. Gilberto Reis, Bispo de Setúbal, a Eucaristia foi o momento em que a Diocese colocou nas mãos e no coração de Nossa Senhora de Fátima as suas preocupações e anseios, e também as alegrias e as esperanças de uma diocese que quer, tal como Maria fez, viver “a alegria de nascer de Deus, de viver em Deus e de para Deus caminhar”.
«Trazemos a alegria duma maior atenção e estima pelas Sagradas Escrituras; a alegria de novos sacerdotes e diáconos; a alegria de mais catequistas com estágio, de mais crismados, de novos baptizados adultos, de vários casais jovens; e a alegria da fé e de semearmos a Tua palavra”, disse D. Gilberto que, de seguida, apresentou as preocupações da Igreja da Diocese de Setúbal.
“Preocupam-nos as crianças sem catequese e as que, tendo catequese, não vão à missa; a deficiente iniciação na fé e a ignorância religiosa de tantos fiéis; os cristãos que vivem como se não fossem discípulos de Jesus. Preocupam-nos as famílias desfeitas e a falta de apoio à família; os jovens marginalizados; tantas e tantas pessoas que sofrem a pobreza e as que nesta crise estão aflitas; a escola que dificulta a educação da fé. Preocupa-nos ainda a sociedade ferida pela escassez de valores e de sentido, pela violência e mentira, pelo relativismo e pelo egoísmo feroz”, afirmou. 
“Contigo, ó Virgem de Fátima, que pediste penitência e oração como eco do apelo do Teu Filho à conversão – apelo actualizado no Evangelho de hoje – contigo, queremos ser igreja convertida: Igreja que, perante a infinita misericórdia do Seu Senhor, reconhece o pecado de seus filhos e os incita a aproximar-se do sacramento da Reconciliação em que recebem um coração novo para mudarem de vida e serem curados da ferida grave do pecado”, foi outro dos apelos lançados por D. Gilberto em Fátima.


PDF

HORÁRIOS

06 jul 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.