09 de abril, 2025

2025-04-16ciriopascal1.jpg

Ano Santo inspira o tema do Círio Pascal do Santuário de Fátima

Círio Pascal que vai ser aceso na Vigília Pascal tem uma cruz-âncora como elemento central de uma composição que mergulha no simbolismo do mistério pascal.

 

O novo Círio Pascal, que vai ser aceso na celebração da Vigília Pascal, às 22h00, na Basílica da Santíssima Trindade, tem como inspiração principal o Jubileu de 2025 e o seu tema: “Peregrinos da Esperança”.

A imagem que sobressai na pintura da autoria de Sílvia Patrício é uma cruz-âncora, que “toma o centro da composição e faz-se ponto gravitacional de um cardume composto por peixes de cor branca, aludindo aos que, pelo mistério pascal, com Cristo renascem das águas do batismo”.

A folha de prata aplicada em cada um dos peixes faz alusão “ao brilho que os ‘filhos no Filho’, na expressão dos Padres da Igreja, transportam a partir da Páscoa de Cristo”, lê-se na descrição iconográfica da obra, que apresenta outros elementos simbólicos que remetem para a imagem da Igreja de Cristo, nomeadamente uma cruz, que, num cenário apoteótico, emerge das águas.

A referência mariana é concretizada através de uma estrela, “marca mariana que alude à Mãe do Ressuscitado, a estrela da manhã ou a estrela-do-mar que, como mulher pascal, ilumina, mais brilhante que o Sol, em cada tempo, a barca da Igreja rumo à esperança”.

O programa iconográfico do novo Círio Pascal é da autoria de Marco Daniel Duarte, diretor do Museu do Santuário de Fátima. Na concretização plástica, Sílvia Patrício recorreu a uma técnica mista sobre cera numa peça que tem 90 centímetros de altura e 10 centímetros de diâmetro.

A Vigília Pascal, celebrada nas últimas horas de sábado, 19 de abril, é composta por cinco elementos: a Liturgia da Luz, que marca o início da celebração com a bênção do fogo novo, ainda fora da igreja, e se prolonga com o acender do Círio Pascal, num momento que representa a passagem das trevas para a luz; a Liturgia da Palavra, que evoca a história da salvação e que culmina com a proclamação do Evangelho da Ressurreição; a bênção da água, que será usada para o rito de renovação das promessas batismais, símbolo de renovação e compromisso cristão, e a Liturgia Eucarística, que celebra a ressurreição de Cristo, na memória do  seu sacrifício pascal.

PDF

HORÁRIOS

19 abr 2025

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.