10 de dezembro, 2010

Num mundo dilacerado pela fome, guerra e injustiça, é mais do que nunca necessário actuarmos em conjunto para promovermos a paz, a solidariedade e a reconciliação. Só unidos e com gestos concretos teremos capacidade para nos opormos à violência, à injustiça e à exlcusão..
E, é na época do Natal, contrariando as tendências consumistas que desvirtuam o seu verdadeiro sentido, que a Caritas Portuguesa lança, mais uma vez, o desafio a todos os cidadãos, independentemente das suas convicções religiosas ou políticas, promovendo a Operação 10 Milhões de Estrelas-Um Gesto Pela Paz. 
A campanha 10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz 2010, é um projecto de angariação de fundos que, pelo oitavo ano consecutivo, visa apoiar os cidadãos portugueses, ajudando os mais desfavorecidos, através da venda de uma vela, pelo preço simbólico de 1€. No âmbito do Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social, a recolha de fundos deste ano reverterá maioritariamente a favor da população infantil, uma das camadas mais afectada em todo o mundo.
O resultado final desta acção promovida pela Cáritas Portuguesa e pelas diversas dioceses do país será aplicado em duas causas distintas: 65 por cento reverterá a favor das cáritas diocesanas portuguesas e 35 por cento estão destinados ao combate da pobreza infantil em S. Tomé e Príncipe.
O actual quadro económico-social do país obriga-nos a não cruzar os braços e a criar mecanismos que permitam diversificar as nossas áreas de intervenção. Exemplo disso é o projecto 10 Milhões de Estrelas – Um gesto pela Paz que, este ano, aposta numa causa fortíssima: as crianças. Infelizmente, e segundo dados estatísticos de 2008, uma em cada quatro crianças na Europa era pobre. Não podemos deixar que este flagelo continue a ganhar dimensão e, por isso, sublinhamos ser fundamental e indispensável a intervenção e sensibilidade de todos para esta situação que atinge milhares de pessoas no nosso país.
Com vista a combater algumas destas conjunturas precárias espalhadas por todo o país, as diversas dioceses identificaram já situações concretas para as quais o montante recolhido nesta campanha irá reverter: doações a um centro de acolhimento infantil em Aveiro; criação de  um fundo de apoio ao Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social da Cáritas Arquidiocesana em Braga; apoio ao grupo de voluntários de Coimbra que irá ajudar a comunidade atingida pelo sismo no Haiti; apoio social para instituições locais em Portalegre, entre outros.
 Bernardino Silva
Coordenador Nacional da Operação 10 milhões de estrelas - um gesto pela paz 2010.
 
PDF

HORÁRIOS

05 jul 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.