13 de março, 2007

 - “Fátima, dia a dia, em 1917” -
Continuam a decorrer a bom ritmo, até ao final de Março, as aulas de formação organizadas pelo Santuário de Fátima no contexto do programa dos 90 anos das Aparições. Colabora com o Santuário nesta iniciativa a Paróquia de Fátima, que cede as instalações paroquiais onde têm decorrido as aulas de formação, às quintas-feiras, das 21h00 às 23h00. As aulas são leccionadas pelo Padre Luciano Cristino, capelão do Santuário e director do Serviço de Estudos e Difusão (SESDI) do Santuário desde Julho 1974.

Em cada aula, fazendo o percurso através de documentos, sejam interrogatórios, testemunhos, cartas, depoimentos, por vezes fotos, e também artigos da imprensa da época, o P. Luciano Cristino tem vindo a apresentar os factos e as opiniões, as curiosidades, e também as controvérsias, dos momentos e dos lugares relacionados com as aparições de Nossa Senhora em Fátima, em 1917.

“Resolvi restringir-me à documentação editada nos sete tomos (da Documentação Crítica de Fátima) já publicados, que abrangem o período que vai desde 1917 a 1924, e o Processo Canónico Diocesano, que decorreu de 1922 a 1930. Mesmo assim, resolvi narrar apenas os factos ocorridos desde 13 de Maio a 13 de Outubro de 1917, baseando-me nos documentos que foram produzidos naqueles anos de 1917 a 8 Julho de 1924, data em que a Lúcia foi interrogada pelos membros da Comissão Canónica”, explica o P. Luciano Cristino.

Nestas aulas têm também sido recordados alguns dos primeiros intervenientes e testemunhas quer das aparições quer dos tempos que se lhe seguiram, o que tem captado a atenção de alguns dos participantes, sobretudo os naturais da Freguesia de Fátima, alguns deles familiares dos videntes ou de pessoas que se relacionaram com os videntes.

Tal como anunciado, o director do SESDI lançou, durante as primeiras aulas, em Janeiro, um apelo à recolha de relatos orais e porventura escritos, da época das aparições, principalmente do dia 13 de Outubro de 1917, para arquivo e estudo futuro.
O mesmo apelo foi recentemente lançado aos funcionários do Santuário, grande parte de Fátima ou das localidades vizinhas, no boletim informativo interno da instituição (“Servidores de Nossa Senhora”):
“Quase todas as 50 a 70 mil pessoas que estiveram presentes já faleceram. Mas ainda vivem algumas que têm actualmente mais de 90 anos. E há muitíssimas pessoas que as ouviram ou têm conhecimento de quem esteve presente (parentes ou conhecidos). Por isso, fazemos um apelo. Juntamos um «Inquérito às testemunhas do milagre do sol ou às pessoas a quem elas contaram», com 22 questões. Se não for possível a todas elas, responder, ao menos, às que se souberem, assinalando os respectivos números”, escreve o P. Luciano Cristino, na edição de Fevereiro.

Na última aula, a 22 de Fevereiro, uma das participantes na acção de formação, a residir na Anadia, revelava a sua satisfação pessoal por se ter inscrito no curso. “Fátima é para mim muito importante”, afirmava Maria José Sampaio, antiga directora do Museu Machado Castro, de Coimbra, que acrescentou “Tenho a Documentação Crítica mas gosto de ouvir o Dr. Cristino a explicar, aprende-se sempre algo mais”.
“Sou servita (da Associação de Servitas de Nossa Senhora), fiz a promessa em 1974, e as minhas duas tias já eram servitas, uma delas foi das primeiras. É sempre bom sabermos mais”, concluiu.
 
ARQUIVO:
Concluída a primeira acção de formação organizada no contexto da celebração dos 90 Anos das Aparições em Fátima (2006-2007) – sobre “A Actualidade da Mensagem de Fátima” e orientada pelo Reitor do Santuário de Fátima –, teve início no dia 11 de Janeiro, uma segunda acção de formação, neste caso, sobre a “História dos acontecimentos de Fátima” e leccionada pelo P. Dr. Luciano Cristino, director do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima há 32 anos (Julho de 1974).
Até ao dia 10 de Janeiro tinham procedido à sua inscrição (gratuita) para participação 171 pessoas.
Este segundo curso decorre no Salão da Igreja Paroquial de Fátima até ao dia 29 de Março, todas as Quintas-feiras, entre as 21h00 e as 23h00.

O Santuário disponibiliza transporte a quem necessitar, desde a Casa de Nossa Senhora das Dores (lado norte), no Santuário, com paragem junto à Praceta de Santo António (lado sul), até ao Salão Paroquial, e também no percurso inverso.
Em breve entrevista à Sala de Imprensa do Santuário, antes do início da acção de formação, o P. Luciano Cristino falou-nos sobre a iniciativa.
1- O tema da acção de formação é "História dos Acontecimentos de Fátima". Na vastidão dos acontecimentos ligados à história de Fátima, teve com certeza que restringir-se somente a alguns. Quais aqueles que seleccionou apresentar aos seus “alunos”?
P. Dr. Cristino –
O tema “A história dos acontecimentos de Fátima” que me foi sugerido pelo coordenador das comemorações dos 90 anos da Aparições de Nossa Senhora (P. Dr. Armindo Janeiro), em 1917, para esta acção de formação, é vastíssimo, tendo em conta os muitos milhares de documentos que foram produzidos, desde então até à actualidade, que seria preciso examinar. Por isso, foi necessário fazer uma selecção. Como o Santuário de Fátima, desde 1992, tem editado cientificamente os documentos relacionados com as aparições, videntes e Santuário, na obra intitulada Documentação Crítica de Fátima, resolvi restringir-me à documentação editada nos sete tomos já publicados, que abrangem o período que vai desde 1917 a 1924, e o Processo Canónico Diocesano, que decorreu de 1922 a 1930. Mesmo assim, resolvi narrar apenas os factos ocorridos desde 13 de Maio a 13 de Outubro de 1917, baseando-me nos documentos que foram produzidos naqueles anos de 1917 a 8 Julho de 1924, data em que a Lúcia foi interrogada pelos membros da Comissão Canónica. Será, pois, “Fátima, dia a dia, em 1917”, nos cinco meses das aparições.
2 - Dentro do acontecimento geral das aparições de Nossa Senhora, qual foi, a seu ver, a “aparição maior”, quer dizer aquele acontecimento, aquele sinal, mais elucidativo daquilo que Deus quer para a humanidade, anunciado aqui em Fátima através de Nossa Senhora?
P. Dr. Cristino –
O acontecimento que considero mais importante na história das aparições foi o segredo, manifestado aos pastorinhos em 13 de Julho de 1917. Como é do conhecimento de todos, esse segredo só foi revelado parcialmente pela Irmã Lúcia, em 1941 (primeira e segunda parte), e em 2000 (terceira parte). Sendo assim, a documentação de 1917 a 1924 nada revela do conteúdo desse segredo, a não ser pequenos elementos. O acontecimento que causou o maior impacto foi o chamado “milagre do sol”, no dia 13 de Outubro de 1917, presenciado por dezenas de milhares de pessoas que, nesse dia, se reuniram na Cova da Iria.
3 - Qual a expectativa que tem em relação a esta acção de formação?
P. Dr. Cristino –
Depois das conferências do Senhor Reitor do Santuário, a que não tive o prazer de assistir, e do apelo que ele fez para que as pessoas participem, em grande número, nas minhas conferências, temo não poder satisfazer a expectativa criada, tanto mais que não apresentarei muitas novidades, mas, por outro lado, estou confiado na habitual benevolência dos que me ouvem, em circunstâncias semelhantes. Pelo menos, esta acção vai ser um estímulo para mim próprio.
4 - Como está a preparar as aulas? 
P. Dr. Cristino
– Estou a fazer a selecção da documentação do período de 1917 a 1924, distribuindo as referências pelos 153 dias de Maio a Outubro de 1917 e proceder assim à construção da história. Nisto, conto com a ajuda dos meus colaboradores mais próximos, no Serviço de Estudos e Difusão (SESDI), que dirijo, há (quase) 30 anos. Se tiver possibilidade, também consultarei os trabalhos dos alunos do Instituto Superior de Estudos Teológicos de Coimbra, feitos num seminário que dirigi no segundo semestre do ano lectivo de 2002/2003 sobre a Documentação Crítica de Fátima, quando ainda só estavam publicados quatro tomos. Realizando-se a acção de formação no Centro paroquial de Fátima, em que espero ter a ouvir-me muitas pessoas de Fátima, vou fazer um apelo para recolha de relatos orais e porventura escritos, da época das aparições, principalmente do dia 13 de Outubro, para arquivo e estudo futuro.   


PDF

HORÁRIOS

07 jul 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.