23 de julho, 2015
“Tropário para uma pastora de ovelhas mansas” De entre o vasto programa musical que integra a proposta cultural da celebração do Centenário das Aparições, está agendado, para 3 de abril de 2016, o concerto “Tropário para uma pastora de ovelhas mansas. Ciclo para Coro, Piano e Acordeão sobre fragmentos das memórias da Irmã Lúcia”, um trabalho original a seis mãos, por compositores portugueses da atualidade. No passado dia 6 de junho, as seis composições musicais foram entregues ao Reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, ocasião em que os músicos puderam juntar-se para um primeiro encontro preparatório do concerto. A apresentação do tropário decorrerá na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, às 15:30, pelo Grupo Vocal Officium, sob a direção do maestro Pedro Teixeira. Ao acordeão estará Octávio Martins e ao piano João Lucena e Vale. A autoria e coordenação deste projeto, a convite do Santuário de Fátima, coube ao compositor Alfredo Teixeira, que, a partir de textos da vidente Lúcia de Jesus e do Coração Imaculado, (re)criou o texto de cada tropo, num total de seis, depois musicados por igual número de compositores portugueses, nomeadamente João Madureira, Alfredo Teixeira, Sérgio Azevedo, Nuno Côrte-Real, Rui Paulo Teixeira e Carlos Marecos. O tropário seguirá o seguinte alinhamento temático e musical: Tropo I – Memória | Coro e acordeão – João Madureira Tropo II. O Anjo | Coro e piano – Alfredo Teixeira Tropo III. A Senhora | Coro e acordeão – Sérgio Azevedo Tropo IV. Francisco | Coro e piano – Nuno Côrte-Real Tropo V. Jacinta | Coro e acordeão – Rui Paulo Teixeira Tropo VI. Adeus | Coro, piano e acordeão – Carlos Marecos Em entrevista à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima, Alfredo Teixeira apresenta este projeto, revelando o processo criativo que lhe deu origem e antecipando as suas particularidades. De destacar que esta ação surge como resposta ao anseio do Santuário de Fátima no alargamento da criação musical inspirada nos acontecimentos de Fátima fazendo uso de leituras e linguagens contemporâneas. Considerado como um “desafio” e acolhido “entre o ceticismo e a curiosidade”, a obra entra agora na fase de ensaio e preparação do concerto de abril de 2016, que Alfredo Teixeira planeia “dinâmico, com abordagens no texto e no espaço muito diversificadas”. As composições foram entregues ao Reitor do Santuário de Fátima por todos os autores, a 6 de junho, na Reitoria, na presença do maestro Pedro Teixeira. Na ocasião, o Reitor, padre Carlos Cabecinhas, destacou que, “na celebração dos cem anos das aparições, fazia todo o sentido o Santuário propiciar a criação de obras sobre os acontecimentos e a história de Fátima numa linguagem contemporânea”. “Pretendeu-se que os compositores escolhidos para o tropário fossem todos portugueses com reconhecimento internacional. Pretende-se agora que o concerto seja um momento do qual todos possam usufruir, quer aqueles que têm na música a sua profissão, quer os ouvintes mais ou menos exigentes”, acrescentou. Para Alfredo Teixeira uma imagem bíblica pode explicar o que se prepara: um concerto “mais à imagem de Pentecostes que da Torre de Babel”. “[O concerto] Será uma surpresa para todos”, incluindo para os compositores, antevê Alfredo Teixeira, até porque cada compositor só conhece o tropo que musicou. Na mesma entrevista, na íntegra abaixo, o autor do projeto, Alfredo Teixeira explica que, ao nível temático, cada tropo foi dividido em seis unidades, reunindo excertos de duas obras escritas pela Irmã Lúcia. LeopolDina Simões |