18 de abril, 2019

3J3A8740.jpg

A Última Ceia convoca-nos para dois mandatos: a celebração da Eucaristia e a disponibilidade para o serviço ao outro, afirma reitor do Santuário

Milhares de peregrinos convergem estes dias para a Cova da Iria e participam no programa do Tríduo Pascal

 

O reitor do Santuário de Fátima  presidiu hoje à Missa vespertina de Quinta-feira Santa, com o rito de “lava-pés” na Basílica da Santíssima Trindade, na qual participaram milhares de peregrinos de várias nacionalidades.

O Pe. Carlos Cabecinhas lavou, simbolicamente, os pés a 12 colaboradores dos vários departamentos e serviços do Santuário.

Na breve homilia, que precedeu o rito do Lava-pés, “gesto radical e desconcertante” no qual Jesus “resume todo o seu mistério”, em atitude “de profunda humildade”, o Reitor frisou que esta celebração que inicia o Tríduo Pascal convoca-nos para dois mandatos: a celebração da Eucaristia e a disponibilidade para o serviço aos outros.

“Este primeiro momento do Tríduo Pascal, em que damos graças ao Senhor pelo dom da Eucaristia e do sacerdócio, é como que o pórtico de entrada, que nos apresenta sacramentalmente a entrega e morte de Cristo, mas também a Sua vitória, pois o Cristo presente na Eucaristia é sempre Cristo ressuscitado e vencedor da morte”, afirmou o Pe. Carlos cabecinhas.

“O `sacramento do altar´, a Eucaristia, é sacramento da comunhão com Cristo. Ora, tal comunhão não é possível, esquecendo ou ignorando os outros, os irmãos” acrescentou ainda o sacerdote.

“Na Eucaristia, Jesus Cristo assume a condição de servo, através da mais humilde forma de presença: a presença no pão e no vinho consagrados. Do mesmo modo, Jesus assume a condição de servo no gesto escandaloso do lava-pés. Em Jesus Cristo, Deus depõe as vestes da Sua glória divina e reveste-se de vestes de servo, para nos revelar o seu amor sem limites”, concluiu desafiando os presentes a imitar Jesus para que não se corra o risco de viver um dos males maiores do Cristianismo que é “o cisma entre o sacramento do altar e o sacramento do irmão”.

Com esta celebração, o Santuário de Fátima, tal como toda a Igreja Católica, inicia o Tríduo Pascal cujo programa prossegue até sábado às 22h00 com a celebração da Vigília Pascal.

As principais celebrações podem ser seguidas em direto em www.fatima.pt, com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.

PDF

HORÁRIOS

03 jul 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.