10 de janeiro, 2016


A Mensagem de Fátima como caminho para a Fonte da Vida 

A segunda conferência do Ciclo de Conferências 2015-2016 teve lugar esta tarde na Casa de Retiros de Nossa Senhora das Dores. O conferencista convidado foi o teólogo Pedro Valinho Gomes, com uma comunicação cujo tema é "Em vós está a fonte da vida".
 

 

À margem da conferência, em declarações à sala de imprensa, Pedro Valinho Gomes, afirmou que o ponto de partida para esta reflexão foram os acontecimentos de Fátima.
"A ideia central é a fonte da vida que nos permite conhecer aquilo que somos verdadeiramente e parece que, a partir da mensagem de Fátima, conseguimos encontrar esta afirmação pela experiência dos pastorinhos que se descobrem a si mesmos na sua verdade através da luz de Deus".
Com o ponto de partida na mensagem de Fátima, o teólogo citou as Memórias da Irmã Lúcia para dizer que "a fonte da vida não se esgota", uma vez que "está em Deus".
"É Ele que no-la dá como um dom" sublinhou o teólogo relembrando que  esta questão foi bem visivivel nos pedidos dos primeiros peregrinos de Fátima, feitos com " a urgência de quem tem sede" mas com uma compreensão de que o "homem não é construtor de si mesmo", segundo as palavras de Pedro Valinho Gomes.
"Reconhecer-se na luz de Deus é aprender o milagre da vida como recetividade, acolhimento, hospitalidade" disse, ainda, o teólogo que deu o exemplo da Samaritana que ao ir ao poço saciar a sede, descobre a ansia por outras águas. Isto acontece porque "A confiança no humano não se pode fundar no próprio homem, deve vir-nos de uma Boa Nova”. 
 
A vocação Cristã é assim, "sinal visível da fonte da vida num mundo sedento", porque segundo as palavras de Pedro Valinho Gomes "Deus não nos convida a nada que não possamos ser, nem nos pede nada que não possamos dar". 
 
A conferência do teólogo foi a segunda de um ciclo que o Santuário de Fátima preparaou para este ano temático "Eu vim para que tenham vida".
 
A  primeira conferência realizou-se no passado dia 13 de dezembro e teve como orador o diretor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, João Duarte Lourenço, que apresentou o tema “O meu espírito alegra-se em Deus, meu Salvador”, numa reflexão a partir do Magnificat.
 
CF
 
(Notícia atualizada às 10h00 do dia 11 de janeiro)

PDF

HORÁRIOS

03 jul 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço

Missa, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.