27 de agosto, 2015


D. Manuel Felício com os padres diocesanos da Guarda, na celebração penitencial na Basílica da Santíssima Trindade


A Diocese da Guarda peregrinou até Fátima nos dias 26 e 27 de agosto. Esta peregrinação diocesana, com mais de 60 anos de tradição, começou na tarde de quarta-feira com uma celebração penitencial na Basílica da Santíssima Trindade.
O bispo da Guarda, D. Manuel Felício, que já tinha dito na nota episcopal referente à peregrinação que a diocese queria “confiar à proteção maternal de Nossa Senhora de Fátima o próximo ano pastoral”, tornou a sublinhar, na celebração penitencial: “queremos viver com entusiasmo este novo ano pastoral que está a começar”. Sublinhando a importância do Jubileu da Misericórdia, que se aproxima, D. Manuel Felício relembrou: “o papa Francisco pede-nos a nós, sacerdotes, que guardemos especialmente o sacramento da Reconciliação”. O bispo acrescentou ainda que “viver longe de Deus é a maior miséria, mas é possível mudar isso. Basta querermos reconciliar-nos”.
À noite, os cerca de 3.000 peregrinos da diocese da Guarda juntaram-se na Capelinha das Aparições para saudar Nossa Senhora. O bispo aproveitou este momento para agradecer a visita da imagem peregrina à diocese, depois de “a diocese vir aos pés da mãe”.
Na missa de quinta-feira, que encerrou a peregrinação, e em que se celebrou a memória de Santa Mónica, a mãe de Santo Agostinho, D. Manuel Felício aproveitou para pedir aos fiéis para que “rezem pelo Sínodo dos Bispos, que se realiza já em outubro, sobre a família”. O bispo lembrou o exemplo de Santa Mónica, que se “sacrificou pelo filho, dando até a vida”, e destacou que “é de mulheres assim que a Igreja precisa atualmente”.
D. Manuel Felício disse que a diocese se sentiu “bem acolhida por Nossa Senhora e pelo Santuário”, e sublinhou a importância de Maria para “acordar a fé adormecida das pessoas”, especialmente quando a imagem peregrina visitar a Guarda. A diocese da Guarda será a oitava a ser visitada pela imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, entre 27 de setembro e 11 de outubro deste ano.
 
João Francisco Gomes
PDF

HORÁRIOS

03 jul 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 15h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.