A celebração de uma nova vida e o Jubileu das Grávidas
Na missa do quarto domingo da Quaresma, D. José Ornelas relevou a importância da transformação quaresmal e abençoou as grávidas na Basílica da Santíssima Trindade.
O bispo de Leiria-Fátima apontou o caminho de transformação da Quaresma como possibilidade de renovação e de realidades novas para os peregrinos, as famílias e as grávidas participantes, na celebração dominical na Basílica da Santíssima Trindade, hoje especial, porque enquadrada no contexto pastoral do Jubileu das Grávidas proposto pelo Santuário de Fátima.
D. José Ornelas relevou, das leituras, o comportamento justo e fraterno, no ideal de “um povo que caminha guiado por Cristo”, ancorado no exemplo do seu coração misericordioso e, por isso, pronto para o “encontro com Cristo, o princípio transformador para uma nova vida”.

Nos âmbitos da família e da fraternidade, o sacerdote destacou, do Evangelho, a “grande palavra da misericórdia” do pai que festeja o regresso de um filho perdido, e a atitude não fraternal do outro filho, que não entende o amor do pai e não tem compreensão nem amor para com o irmão.
Em contexto quaresmal de domingo da alegria, as grávidas receberam de D. José Ornelas a bênção à vida que em si transportam, e uma palavra para o “sinal da vida fecunda do amor e de Deus que inspira e renova, de um modo novo, as famílias que acolhem os seus filhos e filhas”.

“Que Maria e José de Nazaré vos inspirem e ajudem a criar o ambiente propício para que o menino ou menina reconheça sempre em vós o regaço carinhoso do Pai/Mãe do céu que acompanha com carinho, paciência e coragem, todos os seus filhos e filhas”, disse D. José Ornelas.
|