09 de junho, 2012
Apesar do tempo frio e chuvoso, o Santuário de Fátima acolheu na manhã de 10 de junho milhares de crianças, seus familiares e catequistas, vindos de todo o Portugal.
Nas suas palavras às crianças, durante a homilia da missa celebrada no Recinto de Oração do Santuário, o presidente da peregrinação, D. Virgílio Antunes, bispo de Coimbra, exortou as crianças a cumprirem os seus compromissos com Deus, e apelou a atitudes de "confiança em Deus", "disponibilidade para Deus", "compromisso com Deus" e "fidelidade a Deus".
Em sintonia com a temática do Santuário para este ano pastoral de 2011-2012, segundo da celebração do centenário das aparições, a Peregrinação das Crianças, a 9 e 10 de junho, vai centrar-se na primeira aparição de Nossa Senhora, em Maio de 1917. Preside à peregrinação o bispo de Coimbra e antigo reitor do Santuário de Fátima D. Virgílio Antunes. Nesta peregrinação, pretende-se valorizar a atitude crente dos Pastorinhos, que se manifestou na sua entrega e disponibilidade incondicionais ao apelo de Nossa Senhora. Foi essa atitude ativa de disponibilidade pronta, que impeliu a pastorinha Lúcia a perguntar a Nossa Senhora: “Que é que Vossemecê me quer?”. Esta pergunta foi também uma resposta, como a de Samuel, que ao ser chamado respondeu: “Fala, Senhor; o teu servo escuta!”. Naquela pergunta universal feita pela pastorinha Lúcia, cabe toda a humanidade, e foi também essa a pergunta que adotámos para tema da Peregrinação das Crianças em 2012: “Que é que Vossemecê me quer?”. PROGRAMAS, NOTÍCIAS |