02 de maio, 2014

 
 
O Curso sobre a Mensagem de Fátima «O triunfo do amor nos dramas da História», sob a orientação da irmã Ângela de Fátima Coelho, religiosa da Aliança de Santa Maria e postuladora da Causa de Canonização de Francisco e Jacinta Marto tem nova edição, a quarta, marcada para 6 a 8 de junho. Decorrerá na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo, no Santuário de Fátima. 
 
É destinado aos devotos e peregrinos de Fátima, aos agentes da pastoral dos mais diversos âmbitos, aos colaboradores do Santuário ou dos movimentos marianos, aos cristãos interessados em conhecer melhor a espiritualidade fatimita. Está prevista a realização de uma quinta edição, entre 17 e 19 de outubro.
 
Em anexo seguem os desdobráveis informativos e de inscrição nesta iniciativa; a inscrição para participação é gratuita. Para mais informações: Secretariado do Centenário das Aparições/Curso sobre a Mensagem de Fátima: 249 539 600, [email protected]
 
As inscrições foram encerradas a 21 de maio, por já estar completa a lista de particpantes.
 
Recorde-se que as anteriores edições excederam as expetativas do Santuário de Fátima, uma vez que apenas estava prevista a realização da primeira edição para uma turma de 35 participantes; acabariam por realizar-se até o momento três edições do curso.
 
Repartido por 13 temas, que vão desde o enquadramento teológico das aparições e do significado das mariofanias até à biografia e perfil espiritual dos videntes de Fátima, o curso, nas palavras da irmã Ângela Coelho, “pretende expor os elementos fundamentais das aparições da Cova da Iria, fazer uma sistematização dos conteúdos temáticos e enquadrar teologicamente os diversos aspetos destas aparições”; nele, acrescenta ainda, “é levado a cabo um aprofundamento da Mensagem de Fátima e uma reflexão sobre algumas das suas implicações para a vida cristã”.
 
A terceira edição decorreu entre os dias 10 e 12 de janeiro deste ano. Participaram alguns membros da “Casa di Maria”, uma associação italiana de famílias de leigos consagrados, presente em Fátima desde 1995, que colabora com o Santuário no acolhimento aos peregrinos.
 
Em conjunto, as famílias da “Casa di Maria” testemunham que a participação no curso teve, sobretudo, um sentido de gratidão: “participar significou agradecer a Deus pelo dom da fé, pelo mistério que se encarna na Sua presença, na presença de Sua Mãe nas suas aparições, na Igreja e nos Homens, principalmente nos seus santos e beatos como os Pastorinhos de Fátima”. 
 
O curso trata-se, sublinham, “de uma iniciativa muito boa, também porque nasce de um testemunho autêntico de vida cristã”, e porque “se pode continuar a praticar na vida do dia a dia, como os Pastorinhos, unidos ao amor de Deus”.
 
Estes participantes realçam “a apresentação sistemática dos conteúdos da Mensagem de Fátima, baseada na Palavra de Deus, nos textos do Magistério e na história da Igreja e, sobretudo, nas palavras dos Papas, cujo magistério e as suas próprias pessoas estão intimamente relacionados com a história de Fátima” como o aspeto mais positivo do curso. 
 
Destacam, também, “os momentos de oração e as experiências litúrgicas” e, no aprofundamento da Mensagem, a partir das biografias dos Pastorinhos, “as ideias concretas e realísticas que levamos para a vida cristã”: “em particular, marcou-nos o exemplo da Jacinta, na aceitação do sacrifício de morrer sozinha; do Francisco marcou-nos o caminho de santidade por meio da oração do Terço”.
 
Convidados a resumir o curso em três tópicos, estes participantes sintetizam-no em três mensagens-chave: “no fim o Bem vencerá o Mal”; “Deus quer que cheguemos a Ele através do Coração Imaculado de Maria”; “as aparições de Fátima, dom de Deus, interpelam a responder ao pedido de consolação a Jesus, como responderam os Pastorinhos”.
 
Um outro testemunho da participação neste curso chegou ao Santuário de Fátima, dirigido à Reitoria. Maria Teresa Torres, guia-intérprete, agradece a possibilidade de participação por o curso lhe ter proporcionado “uma melhor compreensão e aprofundamento da Mensagem de Nossa Senhora no Mundo”. 
 
Maria Teresa Torres agradece também os tempos de aprendizagem, os momentos de Liturgia, e toda a organização: “sei que cresci na Fé e no amor à Mãe do Céu, e que isso nos leva a partilhar com os outros, no meu caso com os grupos de peregrinos que guio a esse Santuário, a mensagem e a devoção a Deus, a Nossa Senhora e aos Pastorinhos, bem como o amor à Igreja e ao Santuário de Fátima”.
 
LeopolDina Simões
 
CARTAZ
DESDOBRÀVEL - INSCRIÇÕES
PDF

HORÁRIOS

04 jul 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.