O Padre Virgílio do Nascimento Antunes é o novo Reitor do Santuário de Fátima. A tomada de posse decorreu na manhã de 25 de Setembro, na Igreja da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima. "Uma palavra final para os peregrinos de Fátima aqui presentes, para os que nos acompanham através dos meios de comunicação social e para aqueles a quem chegar esta mensagem. Nossa Senhora apareceu em Fátima por causa de vós e o Santuário de Fátima existe para vós. Os peregrinos do presente ou aqueles que vierem a sê-lo no futuro são a razão de ser de tudo o que aqui se propõe, se anuncia e se vive. Sentimos, por isso, uma grande responsabilidade diante de vós, pois queremos ser pequenos instrumentos que vos ajudem ao encontro com Deus através da figura e de Maria. Sois bem vindos. Procuraremos tudo fazer para vos receber bem, dentro daquilo que são as directivas da Igreja e a razão de ser deste Santuário", afirmou o novo Reitor do Santuário de Fátima após ter sido investido neste novo cargo. Na Capelinha das Aparições, decorreu um momento de acção de graças e de consagração a Nossa Senhora.
A Junta de Freguesia de Fátima entregou ao final da tarde do dia 22 de Setembro 2008 a Medalha de Ouro da Autarquia a Monsenhor Luciano Guerra, reitor do Santuário de Fátima entre 13 de Fevereiro de 1973 e 25 de Setembro de 2008. As forças vivas locais e concelhias, as diversas entidades politicas, de segurança, de saúde, ensino, associativas e religiosas, incluindo representantes do Santuário, participaram na sessão solene que decorreu na sede da Junta de Freguesia de Fátima, e onde se pretendeu homenagear a pessoa de Mons. Guerra.
Três grandes grupos de peregrinos realizaram hoje a sua peregrinação a Fátima: o Movimento Nacional dos Convívios Fraternos, a Associação Nacional de Coxos e a Federação Portuguesa dos Dadores Benévolos de Sangue, que este ano realizou a sua 11ª peregrinação a este Santuário. Recentemente ordenado Bispo, em 29 de Junho deste ano, na Sé Nova de Coimbra, D. João Lavrador, Bispo Auxiliar do Porto, dirigiu-se sobretudo aos jovens, e muito em particular aos jovens Convivas que integram o Movimento dos Convívios Fraternos, movimento fundado em 1968 que realizou este ano o seu 35º Encontro/Peregrinação Nacional em Fátima.