15 de março, 2022
41.º Encontro de Guias-Intérpretes vai perspetivar o Santuário como meta de caminhos e lugar de encontrosFormação acontece a 4 de abril, na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo.
A 41.ª edição do Encontro de Guias-Intérpretes do Santuário de Fátima, que decorre a 4 de abril, na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo, terá como tema: “O Santuário: meta de caminhos, lugar de encontros”. O programa girará em torno de dois eixos temáticos: do caminho, "fazendo ecoar de modo particular o sinodal que estamos a percorrer em Igreja"; e do encontro, "a partir dos núcleos temáticos do presente ano pastoral no Santuário, especialmente dedicado ao aprofundamento da experiência de encontro com Deus”, lê-se na sinopse do encontro, que terá a duração de um dia. A formação, dirigida aos guias-intérpretes e aberto a outros guias e agentes turísticos e pastorais, proporá, deste modo, uma reflexão sobre o sentido e a prática da sinodalidade; um aprofundamento de leituras sobre parte do património artístico do Santuário e a redescoberta de figuras cujos perfis biográficos e espirituais adquirem particular relevo no horizonte dos eixos temáticos em análise: caminho e encontro. Ao final da manhã, os participantes terão a oportunidade de assistir a um exercício de contemplação da obra mural “Nos passos de Pedro e Paulo”, de Siza Vieira, presente na Galilé dos Apóstolos S. Pedro e S. Paulo, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, reflexão que estará a cargo de André Pereira, diretor do Departamento de Acolhimento e Pastoral. Antes desta proposta, o professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, António Martins, abordará o tema “A sinodalidade na vida da Igreja, ontem e hoje”. Durante a tarde, a reflexão recairá sobre São Francisco Marto, como “ícone e mistagogo de um itinerário contemplativo”, na análise da Irmã Madalena Silva, da Aliança de Santa Maria, e de Marco Daniel Duarte, diretor do Museu e do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, que, na conclusão do encontro, guiará uma visita pela exposição temporária “Os Rostos de Fátima: fisionomias de uma paisagem espiritual”. A participação requer inscrição e o pagamento de uma taxa de €15, que inclui almoço no Santuário de Fátima. O Encontro de Guias-intérpretes, que se realiza desde 1981, é uma iniciativa que assume particular relevo na concretização da missão do Santuário de Fátima de acolher peregrinos e de contribuir para a preparação de todos os que prestam serviço aos que visitam este lugar da Cova da Iria.
PROGRAMA4 de abril 09h30 | Acolhimento 10h00 | Palavra inaugural
10h30 | "A sinodalidade na vida da Igreja, ontem e hoje"
11h30 | Intervalo
13h00 |Almoço 14h15 | Diálogo entre agentes de peregrinação I. A intimidade do encontro com Deus: traços do perfil espiritual de São Francisco Marto.
II. Desvelar o rosto de São Francisco Marto: representações artísticas do vidente
16h30 | Intervalo 17h00 | Os Rostos de Fátima: fisionomias de uma paisagem espiritual [visita guiada]
18h30 | Rosário [Capelinha das Aparições] |