“Oração do Rosário, Caminho para a Paz” A mostra é especialmente simbólica. É mais que uma exposição. É catequese. Ao acolher esta exposição, o Santuário de Fátima reconhece que tem também como missão o incremento desta oração, por ser parte integrante da mensagem de Nossa Senhora. Patente ao público no vestíbulo do Convivium de Santo Agostinho, na Igreja da Santíssima Trindade, até ao Mês do Rosário, Outubro, a exposição tem entradas livres e pode ser visitada diariamente entre as 9:00 e as 19:00. O Momento inaugural:
Numa iniciativa da Orquestra Clássica do Centro, acolhida pelo Santuário de Fátima, o Centro Pastoral Paulo VI será palco, na próxima sexta-feira, 10 de Julho, pelas 21:30, do concerto “9ª Sinfonia de Beethoven”. Em palco estarão o Coral Aeminium, sob a direcção de Cristina Faria, a Orquestra Landesjugendorchester de NRW, da Alemanha, e a Orquestra Clássica do Centro, dirigidas pelo maestro Virgílio Caseiro. O concerto em Fátima, com entradas livres, será o primeiro de três, inseridos neste projecto intitulado “9ª Sinfonia – A Coral”. Os outros dois estão agendados para Lousã e Coimbra.
O Centro Pastoral Paulo VI acolhe entre os dias 27 e 31 de Julho os trabalhos da 35ª edição do Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica, uma organi-zação do Secretariado Nacional de Liturgia. As actividades repartir-se-ão também pela Igreja da Santíssima Trindade e pela Cape-linha das Aparições. O Encontro começa no dia 27 às 17:00, com uma breve oração e a primeira conferência, e termina no dia 31 de manhã, com a celebração da Eucaristia e o almoço. A edição deste ano procurará reflectir e formar sobre o tema da Música na Liturgia.
D. Rino Passigato, Núncio Apostólico em Portugal, presidiu à Peregrinação Interna-cional Aniversária da terceira aparição de Nossa Senhora em Fátima, nos dias 12 e 13 de Julho. Na vigília do dia 12, apelou à mobilização dos cristãos para o anúncio do Evangelho. "Precisamos todos de nos mobilizar permanentemente para a missão junto de nós: nas famílias, no trabalho, na praça pública, enfim, em todos os lugares por onde passa a nossa vida quotidiana", disse. Na Eucaristia da manhã do dia 13 reiterou que nesta vinda a Fátima colocou uma intenção especial: a oração pelas famílias. "Eu vim aqui, de modo particular, para confiar à Mãe de Deus, em cujo ventre o Verbo Se fez carne, as famílias do mundo inteiro". Na sua reflexão, o representante do Papa em Portugal sublinhou que "cada homem e cada mulher que deixam pai e mãe para se unirem em matrimónio e constituírem uma nova família, não o podem fazer de ânimo leve, mas sim por um autêntico amor, que não é uma entrega passageira, mas uma doação definitiva, absoluta, total, madura, responsável, fiel até à morte".