Sobre o tema “S. Paulo e a paixão pela Missão”, as Jornadas Missionárias decorreram no Centro Pastoral Paulo VI, no Santuário de Fátima, nos dias 18, 19 e 20 de Setembro, em Fátima. A organização foi da responsabilidade da Comissão Episcopal de Missões, das Obras Missionárias Pontifícias e da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal, através dos Institutos Missionários ad Gentes (IMAG). As próximas Jornadas Missionárias ficaram agendadas para Fátima, nos dias 17, 18 e 19 de Setembro de 2010. Conclusões:
Para um mais próximo e especial acolhimento aos grupos de idosos que visitam o Santuá-rio de Fátima, a insti-tuição propõe um pro-grama especial para todos quantos nele queiram participar, in-dividualmente ou em grupo. O "DIA DO IDOSO", para maiores de 65 anos, arrancou no mês de Abril 2009, desde a Páscoa até final de Outubro, com o seguinte programa, sempre às quartas-feiras.
Trata-se de uma iniciativa desenvolvida pelo Serviço de Peregrinos através da secção Acolhimento e Informações, realizada entre o período de 16 de Julho e 15 de Setembro, de segunda a sábado, excepto dias 12, 13 e 15 de Agosto e 12 e 13 de Setembro. Com início marcado no “coração” do Santuário de Fátima, a Capelinha das Aparições, este programa assume-se como um convite aos peregrinos que pretendam conhecer de forma acompanhada os locais, a história e a mensagem de Fátima. Este projecto de acolhimento, além da exibição de vídeos e da visita aos principais locais relacionados com as apariões, contempla também vários momentos de oração.
A Peregrinação Inter-nacional Aniversária de Setembro, nos dias 12 e 13, foi presidida por D. Carlos Azevedo, bispo auxiliar de Lisboa. Teve como tema "O pudor protege o mis-tério da pessoa e do seu amor" (CIC. nº 2522). Na Eucaristia do dia 13, celebrada no Recinto de Oração do Santuário, D. Carlos Azevedo rogou a Deus: "Liberta a nossa consciência política para nos batermos, com determinação, por um Portugal e um mundo orientados por ideais dignos e nobres, mobilizadores da responsabilidade de todos, na alegria de unir vontades para ser mais belo viver". Mais de noventa mil peregrinos participaram nesta Eucaristia celebrativa da quinta aparição de Nossa Senhora em Fátima.
Na sala contígua à capela da adoração permanente ao Santíssimo Sacramento, na igreja da Santíssima Trindade, o Santuário de Fátima acolhe, até final de Setembro, a exposição "Milagres Eucarísticos no Mundo", da responsabilidade do Instituto de São Clemente, de Milão/Itália. Tal como todas as outras exposições patentes ao público na nova igreja do Santuário de Fátima, pode ser visitada entre as 9:00 e as 19:00, todos os dias da semana. As entradas são livres.
A 19 de Agosto de 1917, a aparição deu-se no sítio dos Valinhos, a uns 500 metros do lugar de Aljustrel, porque, no dia 13 as crianças tinham sido levadas pelo Administrador do Concelho, para Vila Nova de Ourém. No Domingo seguinte, 19 de Agosto, Nossa Senhora apareceu-lhes nos Valinhos e pediu-lhes que continuassem a ir à Cova da Iria no dia 13 e que rezassem o terço todos os dias. O actual monumento celebrativo desta aparição foi construído a expensas dos católicos húngaros e inaugurado a 12 de Agosto de 1956. A branca imagem de Nossa Senhora de Fátima é obra da escultora Maria Amélia Carvalheira da Silva. Programa para o dia 19 de Agosto de 2009: