A Casa de Nossa Senhora do Carmo, pertença do Santuário de Fátima, acolherá o Papa Bento XVI na sua peregrinação a este santuário mariano por-tuguês, onde presidirá à Peregrinação Inter-nacional Aniversária de Maio de 2010, nos dias 12 e 13. Bento XVI ficará alojado no segundo piso, no mesmo quarto que acolheu o seu antecessor João Paulo II no ano 2000.
Na manhã de 21 de Março, em Fátima, no momento final da Eucaristia da 79ª Peregrinação da Diocese de Leiria-Fátima, D. António Marto exortou os seus diocesanos a participar na Peregrinação Internacional Aniversária de Maio, nos dias 12 e 13, ocasião em que o Papa Bento XVI peregrina a este Santuário. “Convido-vos para dois encontros. O primeiro a 12 e 13 de Maio, em que receberemos o Papa peregrino. Nós somos os primeiros anfitriões para receber tão estimado amigo e peregrino. Conto convosco!”, afirmou. As cerca de trinta mil pessoas presentes no Recinto de Oração do Santuário reagiram a este convite com uma grande salva de palmas.
Durante a tarde de Domingo de ramos, o Santuário de Fátima oferece aos seus peregrinos e visitantes um programa cultural de alto nível, com a apresentação do concerto musical “Requiem à memória do Infante D. Henrique”, às 15:00, na Igreja da Santíssima Trindade. A obra vai ser apresentada pela Orquestra Sinfónica de Frankfurt-Wiesbaden, com o coro Schiersteiner Kantorei e solistas de nível internacional, todos eles alemães. Dirige o grupo o maestro Martin Lutz. As entradas são livres e gratuitas.
Cerca de 175 pessoas participam a 26 de Março em Fátima no Seminário de Preparação da Visita do Papa, destinado a profissionais da Comunicação Social, iniciativa da Comissão de Comunicação Social da Comissão Organizadora da viagem de Bento XVI a Portugal (11 a 14 de Maio). Para o encontro, que decorre na Casa de Nossa Senhora das Dores, em Fátima, estão inscritas 174 pessoas, das quais 149 são jornalistas, representando 72 órgãos de Comunicação Social, dos quais dez são estrangeiros.
Numa iniciativa usual promovida pelo Santuário de Fátima, a 11 de Fevereiro e a 3 de Março, realizaram-se, respectivamente, o Encontro de Hoteleiros e o Encontro de Comerciantes de Fátima. Ponto assente e comum às duas actividades foi a larga participação e o empenhamento de todos para que a cidade de Fátima possa melhorar o acolhimento aos milhares de peregrinos e visitantes que acolhe anualmente mas também que os residentes e proprietários de estabelecimentos comerciais tenham melhores condições para aqui viver e exercer as suas actividades. No horizonte de todos está o próximo mês de Maio, em que Fátima se prepara para acolher, além dos peregrinos que de todo o mundo aqui acorrerão, a quinta visita de um Papa. Todos alargam o horizonte para o ano 2017, centenário das aparições de Nossa Senhora.
A iniciar o seu retiro quaresmal em Fátima, os bispos de Portugal apresentaram a 1 de Março a Nota Pastoral sobre a Visita do Papa a Portugal, documento em que sublinham a "singular importância" da visita de Bento XVI ao país no próximo mês de Maio, e em que apelam à preparação do acolhimento ao Papa em ambiente de festa, "mas sobretudo no horizonte da fé, da construção da unidade eclesial e de uma sociedade mais justa e fraterna". Reavivar a fé, dinamizar a esperança, revigorar a caridade e fortalecer a unidade são os principais desafios que coloca esta visita do Sucessor de Pedro. "Queremos apelar a todos, para que não deixem que esta visita do Santo Padre se esgote num mero acontecimento passageiro, porventura muito participado e festivo, mas que seja antes uma semente que germine e dê frutos de renovação espiritual, apostólica e social", exortam os bispos portugueses.
Ao final da manhã de 27 de Março, o Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, inaugurou, num dos espaços anexos à Igreja da Santíssima Trindade, na presença de mais de uma centena de pessoas, a exposição documental e fotográfica “O Bispo vestido de branco: os Papas e Fátima”, mais uma iniciativa do Santuário de Fátima para assinalar a vinda do Papa Bento XVI a Portugal, entre 11 e 14 de Maio, ocasião em o Sumo Pontífice visitará Lisboa, Fátima e Porto. Digamos que, esta exposição é um projecto inacabado. Terminada a visita papal do próximo mês de Maio juntar-se-ão nos painéis expositivos o retrato fotográfico e a mensagem que irão marcar aquela que será a quinta visita papal a este santuário mariano português.