A exposição “Jacinta Marto – candeia que Deus acendeu” foi inaugurada a 11 de Março no Santuário de Fátima, data em que os documentos registam o nascimento da vidente de Fátima beatificada por João Paulo II no ano 2000. No momento de abertura da mostra, o Bispo de Leiria-Fátima sublinhou que “nos é dado a contemplar nesta exposição a humanidade de uma criança” e também a constatar “que os santos são humanos e que Deus se serve de cada um para realizar as suas maravilhas da graça”.
Numa iniciativa que se repete há 32 anos, o Santuário de Fátima voltou a endereçar um convite aos hoteleiros e responsáveis de casas religiosas que acolhem peregrinos nesta cidade-santuário para o encontro anual com a instituição, para o qual foram também convidadas outras entidades locais e regionais. A tarde iniciar-se-á na Capelinha das Aparições, às 15:00, com a celebração da Eucaristia, seguindo-se o encontro propriamente dito, às 16:00, na Casa de Nossa Senhora das Dores.
Para assinalar o Dia Mundial do Doente, instituído em 1993 por iniciativa do Papa João Paulo II, o Serviço Diocesano de Pastoral da Saúde de Leiria-Fátima e o Centro Voluntários do Sofri-mento convidam todas as pessoas interessa-das a participar na celebração da Eucaristia, no próximo dia 11 de Fevereiro, quinta-feira, às 16:00, na Capelinha das Aparições, no Santuário de Fátima.
No ano em que o Santuário de Fátima vive a celebração do centenário do nascimento da beata Jacinta Marto, que se cumpre a 11 de Março, também hoje, na celebração do Dia do Consagrado o exemplo e o testemunho da pastorinha vidente foram apresentados aos consagrados como modelo de vida, pela entrega total a Nossa Senhora e, através dela, a Deus.