Numa iniciativa usual promovida pelo Santuário de Fátima, a 11 de Fevereiro e a 3 de Março, realizaram-se, respectivamente, o Encontro de Hoteleiros e o Encontro de Comerciantes de Fátima. Ponto assente e comum às duas actividades foi a larga participação e o empenhamento de todos para que a cidade de Fátima possa melhorar o acolhimento aos milhares de peregrinos e visitantes que acolhe anualmente mas também que os residentes e proprietários de estabelecimentos comerciais tenham melhores condições para aqui viver e exercer as suas actividades. No horizonte de todos está o próximo mês de Maio, em que Fátima se prepara para acolher, além dos peregrinos que de todo o mundo aqui acorrerão, a quinta visita de um Papa. Todos alargam o horizonte para o ano 2017, centenário das aparições de Nossa Senhora.
A iniciar o seu retiro quaresmal em Fátima, os bispos de Portugal apresentaram a 1 de Março a Nota Pastoral sobre a Visita do Papa a Portugal, documento em que sublinham a "singular importância" da visita de Bento XVI ao país no próximo mês de Maio, e em que apelam à preparação do acolhimento ao Papa em ambiente de festa, "mas sobretudo no horizonte da fé, da construção da unidade eclesial e de uma sociedade mais justa e fraterna". Reavivar a fé, dinamizar a esperança, revigorar a caridade e fortalecer a unidade são os principais desafios que coloca esta visita do Sucessor de Pedro. "Queremos apelar a todos, para que não deixem que esta visita do Santo Padre se esgote num mero acontecimento passageiro, porventura muito participado e festivo, mas que seja antes uma semente que germine e dê frutos de renovação espiritual, apostólica e social", exortam os bispos portugueses.
Ao final da manhã de 27 de Março, o Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, inaugurou, num dos espaços anexos à Igreja da Santíssima Trindade, na presença de mais de uma centena de pessoas, a exposição documental e fotográfica “O Bispo vestido de branco: os Papas e Fátima”, mais uma iniciativa do Santuário de Fátima para assinalar a vinda do Papa Bento XVI a Portugal, entre 11 e 14 de Maio, ocasião em o Sumo Pontífice visitará Lisboa, Fátima e Porto. Digamos que, esta exposição é um projecto inacabado. Terminada a visita papal do próximo mês de Maio juntar-se-ão nos painéis expositivos o retrato fotográfico e a mensagem que irão marcar aquela que será a quinta visita papal a este santuário mariano português.
«Timidez e amabilidade» de Bento XVI na imagem oficial da visita a Portugal “Contigo caminhamos na esperança – Sabedoria e Missão” é o tema da visita que Bento XVI efectua a Portugal de 11 a 14 de Maio e cuja imagem oficial foi nesta Sexta-feira apresentada à comunicação social pelo coordenador da Comissão Organizadora da Visita, D. Carlos Azevedo, bispo auxiliar de Lisboa.
Para a concelebração da Missa que será pre-sidida por Bento XVI em Fátima, no dia 13 de Maio às 10:00, os sacerdotes devem fa-zer pedido de inscrição ao Serviço de Pastoral Litúrgica do Santuário. A inscrição de padres, diáconos e seminaris-tas para participação nas Vésperas, às 18:00 do dia 12, deve ser dirigida às Dioceses, à Confederação dos Institutos Religiosos Portugueses e à Federação Nacional dos Institutos Seculares. Para o encontro com as organizações da Pastoral Social, às 17:00 do dia 13, os pedidos de inscrição devem ser enviados para o Secretariado Nacional da Pastoral Social.
A 9 de Fevereiro de 2010, em Fátima, no final de mais um encontro do Conselho Permanente da Confe-rência Episcopal Portu-guesa (CEP), foi anun-ciada oficialmente a página na Internet relativa à visita de Sua Santidade Bento XVI ao país, em Maio de 2010: www.bentoxviportugal.pt Também já está definido o tema geral da visita de Bento XVI a Portugal: “Contigo, caminhamos na esperança”, ao qual se associa o subtítulo “Cristianismo, sabedoria e missão”.