À chegada de Bento XVI ao Santuário de Fátima, às 17:30 de 12 de Maio, as crianças serão as grandes protagonistas do acolhimento ao Papa. Em redor da Capelinha, onde o Papa se dirigirá de imediato assim que entre no Recinto, estarão as crianças que frequentam a catequese na Paróquia de Fátima. No coro estarão as crianças do coro infantil do Santuário de Fátima, também a maior parte da freguesia de Fátima e de localidades vizinhas ao Santuário. Os ensaios decorrem, como habitualmente, em ambiente de alegria e de grande entrega, mas, neste caso, o entusiasmo das crianças da “Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima” é redobrado. Isto porque foram as vozes escolhidas para acolher o Santo Padre Bento XVI na sua chegada à Capelinha das Aparições. “Antes de mais com uma grande alegria interior pelo momento que as nossas crianças da Schola Cantorum irão viver. Depois, com uma enorme responsabilidade, pois receber o Santo Padre no altar do mundo, ali, aos pés de Nossa Senhora, na Capelinha, é também um momento muito exigente do ponto de vista musical. Vamos procurar receber em plenitude as bênçãos desta visita para que os nossos pastorinhos de hoje, e a música que fazemos no Santuário, possam receber a inspiração Divina que nos alimenta”, responde o maestro Paulo Lameiro.
Bento XVI enviou a 5 de Maio, desde o Vaticano, uma saudação ao “querido povo de Portugal”, confessando-se "muito feliz" por poder visitar o país, de 11 a 14 de Maio. "Sinto-me muito feliz por poder visitar as «Terras de Santa Maria», no décimo aniversário da beatificação dos Pastorinhos de Fátima, Francisco e Jacinta Marto”, afirmou.
O porta-voz do Vaticano apresentou a 4 de maio a visita de Bento XVI a Portugal, de 11 a 14 de Maio, destacando a importância que o Santuário de Fátima tem para o Papa. “Fátima é um lugar particularmente significativo para este Papa”, disse o P. Federico Lombardi, que falou do Santuário português como o coração da viagem.
A convite do Santuário de Fátima, as crianças e jovens a frequentar a catequese na Paróquia de Fátima estão a preparar-se para acolher o Papa Bento XVI, na tarde de 12 de Maio. Os últimos pormenores estão a ser definidos, mas certo é que a paróquia de onde são naturais os pastorinhos videntes Lúcia, Francisco e Jacinta, sob a coordenação do pároco Rui Marto, se prepara para levar as suas crianças e jovens a saudar Bento XVI à sua chegada ao Santuário. “O nosso coração vibra de alegria profunda e deseja agradecer a Deus e acolher o melhor que soubermos e pudermos o querido Papa Bento XVI”, afirma o pároco.